Fundado em 1931 e, atualmente, com 188 leitos e 986 colaboradores, o Hospital Bruno Born (HBB) é o maior hospital do Vale do Taquari, que engloba outros 36 municípios. Conta hoje com uma média mensal de 1.300 internações, 3.200 pronto atendimentos, 8.500 exames de imagem e 43 mil procedimentos ambulatoriais. Suas principais especialidades são cardiologia, neurologia, oncologia, radioterapia, nefrologia, obstetrícia, pediatria, cirurgia geral e bucomaxilofacial, com destaque para casos de deformidade lábio-palatal.
• Falta de indicadores confiáveis. • Falta de rastreabilidade de itens da farmácia. • Gestão “manual” de processos.
• Falta de integração entre setores.
• Análise de resultados (faturamento e qualidade) por centro de custo e procedimento • Redução de 97,1% nas devoluções para a farmácia. • 274% mais agendamentos de exames. • Aumento do valor por autorização de internação hospitalar.
• Aumento contínuo do faturamento, chegando a 147% em 10 anos sem incremento de leitos.
Apesar de seu porte, o HBB era gerenciado de forma "manual", desintegrada e desestruturada, explica Cristiano Dickel, diretor-executivo do hospital. “O controle financeiro era realizado por meio de planilhas. Os indicadores não eram validados, não havia rastreabilidade no processo de controle de estoque e a prescrição não era integrada à farmácia. Não se tinha uma interação entre setores e equipes”, avalia.
Com a implantação do Tasy, o Hospital Bruno Born passou a medir seus resultados por centro de custo e por procedimento, direcionando recursos para áreas mais rentáveis, como a clínica de fertilização e o conceito de paciente-dia. Uma vez implantado, o sistema permite a análise de todas as margens de lucro dos serviços, medicamentos e materiais, facilitando a identificação dos procedimentos mais rentáveis para a instituição.
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