1
Produtos

Início ›› Como manter os dentes saudáveis
Início ›› Como manter os dentes saudáveis

Como manter seus dentes saudáveis


Leitura de 8 minutos

 

A saúde da sua boca é considerada por médicos e pesquisadores um indicador da saúde e do bem-estar geral do seu corpo. 

 

A saúde dos dentes e da gengiva afeta sua maneira de falar, de comer e até sua aparência. Isso significa, por exemplo, que se estiver sentindo dor de dente ou na gengiva, ou se tiver algum dente faltando, você será forçado a tomar decisões específicas sobre o que pode (ou não) comer, o que pode (ou não) fazer. Essas decisões forçadas vão inevitavelmente estragar a capacidade de aproveitar suas comidas favoritas e pode afetar negativamente eventos sociais com a família e com os amigos. 

 

É fácil ignorar o cuidado com a higiene dental, mas a dor e o desconforto causados por problemas de saúde bucal certamente afetarão sua experiência e a forma como você interage com as pessoas. Todos os órgãos do corpo estão conectados, e o papel que a boca desempenha na sua qualidade de vida em geral é significativo.

Dicas de sucesso para manter seus dentes saudáveis

 

Você já teve dor de dentes? Gengivas sensíveis? A boa notícia é que esses dois problemas são evitáveis e, quando detectados precocemente, tratáveis. Seus dentes e sua gengiva são muito resilientes; para restaurá-los à saúde completa, basta:

 

  1. escovar os dentes por mais de dois minutos, duas vezes por dia 
  2. passar fio dental consistentemente todos os dias
  3. frequentemente enxaguar a boca com água ou enxaguante bucal

 

Às vezes, no entanto, será necessário ir além da rotina normal de escovar os dentes e passar fio dental. Uma boca com dentes e gengiva saudáveis trará mais prazer à sua vida, então destacamos ótimas dicas para garantir seu futuro.

Troque a cabeça da escova a cada três meses

Dica 1: Troque a cabeça da escova a cada três meses

 

A explicação mais comum para trocar a cabeça da escova a cada três meses é esta: a Associação Odontológica dos Estados Unidos recomenda. *

 

Mas, por quê?

 

Ótima pergunta! Não é porque alguns dentistas se reuniram e decidiram um número aleatório. A regra de ouro da saúde bucal de que você deve escovar os dentes duas vezes por dia, por pelo menos 2 minutos por vez baseia-se no fato de que leva três meses para que as cerdas da cabeça da escova comecem a se deteriorar, perdendo a capacidade de limpar os dentes de forma satisfatória. 

 

Ao trocar a cabeça da escova a cada três meses, você pode ter certeza de que cada escovação removerá com eficiência a placa bacteriana e manterá seus dentes e gengiva limpos e saudáveis.

Passe fio dental diariamente

Dica 2: Passe fio dental diariamente

 

Você sabia que quase 40% da superfície do dente não pode ser alcançada pela maioria das cerdas da escova de dentes? 

 

Isso significa que mesmo que você seja o mais diligente escovador no mundo, ainda será incapaz de remover a placa bacteriana em um terço da sua boca. A única maneira de alcançar esses espaços apertados, então, é:

 

  1. beber muita água
  2. passar fio dental ao menos uma vez por dia

 

O limpador interdental Sonicare AirFloss Ultra, por exemplo, remove até 99,9% da placa bacteriana das áreas tratadas. **

 

Lembre-se, cáries e doenças na gengiva podem ocorrer nos locais onde você permite que a placa bacteriana cresça e endureça, então manter seus dentes saudáveis significa alcançar todas essas áreas de difícil acesso no espaço interdental.

Escove a língua

Dica 3: Escove a língua

 

Há muitos fatores que podem causar mau hálito. No entanto, as bactérias que causam mau hálito persistente vivem no estômago e na boca.

 

Ao acrescentar o hábito de raspar a língua à sua rotina diária de higiene bucal, você não apenas elimina o risco de interações sociais embaraçosas, como também remove preventivamente um volume ainda maior de bactérias que causam acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva.

Encontre um dentista de quem você goste

Dica 4: Encontre um dentista de quem você goste

 

Pode parecer óbvio, mas encontrar um dentista de quem você goste (ou, pelo menos, em quem confie) é imprescindível para sua saúde bucal.

 

Por exemplo, você deve se consultar com um dentista a cada seis meses (pelo menos). Quando não é removida, a placa bacteriana que se acumula nos dentes rapidamente endurece para formar tártaro. Isso pode ocorrer em até 18 horas. Sem tratamento, o tártaro pode causar cáries e gengivite. E a única maneira de remover o tártaro é visitando seu dentista. 

 

Como um médico de família ou um barbeiro (ou cabeleireiro), seu dentista lhe dará as informações necessárias para tomar boas decisões a respeito da sua saúde. Formar um bom relacionamento com o dentista não apenas garante que sua boca permaneça limpa e saudável, mas também permite que você realmente escute os conselhos e tome medidas concretas.

Beba com moderação

Dica 5: Beba com moderação

 

Embora este não seja um texto sobre dieta, é importante compreender que as bebidas que você consome também podem ter um impacto na saúde de seus dentes e gengiva.

 

Não é nenhuma surpresa que água em temperatura ambiente seja a melhor escolha para a saúde bucal. Se isso não supre seus desejos, tente seguir estas orientações:

 

  1. líquidos transparentes ou sem muita coloração têm menos chance de manchar seus dentes
  2. bebidas com baixo teor de açúcar e de carboidratos são uma ótima escolha para cuidar do peso e do sorriso
  3. bebidas ácidas, como sucos, café e vinho tinto, mancham os dentes e podem causar enfraquecimento e desgaste do esmalte 
  4. bebidas muito quentes ou frias também enfraquecem o esmalte e causam irritação de gengiva
  5. deguste sua bebida favorita, depois beba um pouco de água, espere 45 minutos e escove os dentes para se livrar dos resíduos
Conheça todas as linhas de escovas de dentes elétricas

Escovas de dentes elétricas para dentes mais saudáveis

Artigos recomendados

  • Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

    Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

  • Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

    Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

  • Técnica correta de escovação: corrigindo hábitos errados de escovação

    Técnica correta de escovação: corrigindo hábitos errados de escovação

* Oral health topics - American Dental Association (2017)

** AirFloss Ultra e Pro são o mesmo produto, mas podem receber nomes diferentes, dependendo do país e do canal.