1
Produtos

Início ›› Como escovar os dentes
Início ›› Como escovar os dentes

Como escovar os dentes


Leitura de 7 minutos

 

Você já deve ter ouvido seu dentista dizer que a chave para uma boca limpa e saudável é escovar duas vezes por dia, durante dois minutos por sessão. No entanto, você pode não ter ouvido que há técnicas boas e ruins, que podem garantir o sucesso ou o fracasso da qualidade da escovação e afetar sua saúde bucal.
 

Por exemplo, você sabia que não é preciso (nem recomendado) aplicar muita pressão ao escovar os dentes? Há uma ideia equivocada de que mais pressão significa remoção maior de placa bacteriana, mas, na verdade, as cerdas da cabeça da escova são projetadas para alcançar o espaço interdental, e aplicar pressão demais as comprime e impossibilita que cumpram a tarefa. Além disso, a pressão em demasia pode causar irritação grave e dor na gengiva.
 

De modo similar, a escovação com muita força também pode gerar resultados negativos.
 

Para mais informações sobre boas (e más) técnicas de escovação, continue a leitura. Sua boca agradece.

Técnica correta de escovação: corrigindo hábitos errados de escovação

 

É óbvio que cáries e gengivite resultam da falta de escovação, mas há alguns problemas que podem surgir devido à técnica incorreta de escovação (não importando o quão diligente você seja).

 

Eis três regras fundamentais para escovar os dentes de forma segura e completa:

 

Regra 1: Não esfregue.

 

Possivelmente você vem utilizando o método de esfregação a vida inteira, e esse é um hábito difícil de quebrar. No entanto, a esfregação agressiva pode causar irritação incômoda da gengiva e até danos permanentes. Em vez disso, utilize um movimento curto e suave de vai e vem, para que as cerdas cumpram a função.

 

Regra 2: Menos pressão, mais limpeza.

 

Pode parecer contraintuitivo, mas pressionar com força a cabeça da escova contra os dentes e a gengiva impede que as cerdas realizem a varredura da placa bacteriana no espaço interdental, o que provoca ainda mais placa.

 

*Dica: ao escovar os dentes, tente segurar a escova apenas com as pontas dos dedos. Isso ajudará a eliminar o impulso de pressionar com muita força. 

 

Regra 3: Escove os dentes por pelo menos dois minutos completos.

Na média, as pessoas escovam os dentes por 45 a 70 segundos.
Esse tempo não é suficiente para cobrir todas as áreas da boca. A falta de cobertura significa que a placa bacteriana terá tempo e espaço para se acumular, especialmente em áreas que são constantemente negligenciadas. Utilize um timer se você não conseguir manter a conta — dois minutos é o número mágico.

Escova de dentes elétrica ou manual?

 

Os dentistas em geral concordam que escovas de dentes elétricas são mais eficientes contra a placa bacteriana e mais delicadas com a gengiva do que escovas manuais. Com 62.000 movimentos por minuto, a limpeza alcançada com apenas uma sessão de dois minutos com a marca Sonicare de escovas de dentes elétricas é o equivalente a um mês de escovação manual. Não é exagero.

Passando da escova manual para a elétrica

Limpeza melhor com a escova de dentes elétrica

 

Independentemente de estar usando uma escova de dentes elétrica novíssima ou uma profissional mais antiga, é uma ótima ideia rever a maneira correta de segurar a escova elétrica. Para os melhores (e mais seguros) resultados, lembre-se de que não é preciso segurar escovas elétricas com muita força. Na verdade, é o contrário. 

 

Segure o cabo da sua escova de dentes elétrica com apenas as pontas dos dedos. Pode parecer estranho no começo, mas a falta de tensão vai na verdade evitar que você esfregue e aplique muita pressão enquanto escova. 

 

Lembre-se, a escova de dentes elétrica foi projetada para fazer todo o trabalho duro por você. Não precisa se esforçar.

 

Quando tiver dominado a técnica de segurar com as pontas dos dedos, encoste levemente as cerdas da cabeça da escova na linha da gengiva, segurando a escova em um ângulo de 45 graus, com as cerdas apontando para cima nos dentes de cima e para baixo nos dentes de baixo — imagine que a ponta das cerdas deve passar pela borda da linha da sua gengiva. 

 

Segurando a escova assim, você consegue limpar a gengiva e os dentes ao mesmo tempo. Como afirmamos, é muito importante que você não esfregue os dentes e a gengiva com uma escova de dentes elétrica.

Do que você precisa

HX6877_21

Escovação para cobertura completa: tente a técnica Passe e Deslize

 

Quando encontrar a posição correta, tente utilizar a técnica "Passe e Deslize" da Sonicare. 

 

Tente o seguinte: imagine que você está tocando violino e passe lentamente as cerdas ao longo do comprimento inteiro de três ou quatro dentes. Quando terminar essa seção, deslize de volta para o começo. Repita o movimento nos mesmos dentes por 10 a 15 segundos. A técnica Passe e Deslize satisfaz o impulso de mudar a mão de posição, mas possibilita uma limpeza muito mais completa (e suave).  

 

*Nota: há seis seções de dentes na sua boca (três em cima, três em baixo). 

 

Após ter escovado completamente a primeira seção, continue com as demais, cobrindo a parte da frente e de trás das cinco seções restantes. Lembre-se, seus movimentos (assim como ao tocar um violino) devem ser suaves e rítmicos. Sem esfregar. Sem pressão.

Escovação para cobertura completa

Escovação para cobertura completa: quando substituir a cabeça da escova

 

É claro que a escovação e a aplicação de fio dental (ou limpeza interdental) regulares é a maneira ideal de melhorar e manter sua saúde bucal. Escove consistentemente duas vezes por dia, por pelo menos dois minutos por sessão, para reduzir significativamente a quantidade de placa bacteriana capaz de crescer na sua boca, evitando problemas mais sérios, como tártaro e doenças peridentais. No entanto, a boa manutenção da cabeça da escova também é fundamental para o sucesso da higiene bucal.

 

As cerdas de novas escovas apontam para a mesma direção e são cortadas em comprimentos precisos para alcançar o espaço entre os dentes. Cerdas usadas, contudo, desfiam e rompem com o desgaste, ficando incapazes de cumprir a tarefa. Como a placa bacteriana cresce nos locais negligenciados, continuar usando uma cabeça da escova vencida aumenta o risco de escovação incorreta.

 

Para escovação mais eficiente, substitua a cabeça da escova a cada três meses.

Artigos recomendados

  • Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

    Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

  • Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

    Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

  • Como manter os dentes saudáveis

    Como manter os dentes saudáveis