Na Philips, acreditamos que a inovação consiste na criação de produtos de qualidade que se possam desfrutar durante muito tempo, e depois ainda poderem ser reciclados. Traduzimos esta mentalidade em ação de muitas maneiras ao longo dos anos, e estamos apenas começando.
O nosso objetivo é criar produtos que possam ser reciclados e reutilizados. Para garantir que os artigos devolvidos não vão para o lixo, os renovamos e os revendemos em mercados selecionados com garantia total. Também desenvolvemos o nosso modelo Lumea "try and buy” (não disponível no Brasil). É onde oferecemos aos clientes a opção de alugar em vez de comprar os nossos produtos. Quando o período de aluguel termina, aceitamos o produto de volta, depois o renovamos para que possa ser utilizado por outro cliente.
Tirando o aluguel e remodelação, prolongamos a vida dos nossos produtos oferecendo uma seleção de peças substituíveis. E estamos até fazendo progressos na conceção de aparelhos domésticos que são fáceis de reparar. No futuro, queremos oferecer aos consumidores mais formas de desfrutar dos nossos produtos durante mais tempo e continuaremos trabalhando para a reciclabilidade e a reparação. Tudo isto está focado no nosso objetivo final: "Use menos. Reutilize mais".
Na nossa indústria, o plástico tem sido procurado durante muito tempo pela sua durabilidade, versatilidade e peso leve. Mas não é segredo nenhum que pode acabar poluindo os nossos ambientes naturais quando não é eliminado de forma correta. E o novo plástico, ou plástico virgem, é criado utilizando combustíveis fósseis, que contribuem para as alterações climáticas. Nos nossos esforços para reduzir o nosso impacto ambiental, sabemos que precisamos utilizar menos plástico virgem. É por isso que nos associamos a fornecedores e recicladores de todo o mundo para utilizar mais materiais reciclados em produtos e embalagens. Consideramos isto como um compromisso com o plástico "vintage". E embora ainda não tenhamos acesso a suficiente plástico reciclado de qualidade para substituir todo o plástico virgem nos nossos produtos, até 2025, o nosso objetivo é quadruplicar a nossa utilização de material reciclado. Para ajudar a tornar os nossos produtos mais fáceis de reciclar, estamos eliminando gradualmente produtos químicos como PVC e BFR. Até 2025, o nosso objetivo é remover esses produtos químicos de todos os produtos possíveis, sendo os cabos de alimentação a exceção. Estamos também a explorar novas opções de plástico mais naturais. Já ouviu falar de plástico de base biológica? É plástico de qualidade proveniente de plantas ou outros materiais biológicos - como óleo alimentar usado. Todas juntas, estas inovações materiais estão nos impulsionando para um futuro mais ecológico. Ao reequipar os materiais existentes e criar os nossos próprios para reutilização somos capazes de minimizar o desperdício e extrair menos do meio ambiente.
Em 2020, nos tornamos neutros em carbono nas nossas operações, desde as nossas próprias fábricas até aos escritórios, os processos logísticos e as nossas viagens. Em termos simples, isso significa que removemos tanto carbono como o libertamos para a atmosfera. Chegamos lá através do uso da energia eólica e solar em vez da eletricidade tradicional dos combustíveis fósseis que contribuem para as alterações climáticas. E nos casos em que não podemos utilizar eletricidade de origem renovável (como viagens e logística), compramos compensações pela emissão de carbono, que compensam estas emissões através do financiamento de vários projetos de reflorestação e conservação florestal em regiões emergentes. No futuro, continuaremos a cortar nas emissões restantes para reduzir o impacto que temos sobre o ambiente. Mas, para lutar contra as alterações climáticas, temos de olhar para além das nossas operações. Isto pode ser uma surpresa: até 80% do impacto ambiental global dos nossos produtos provém da sua utilização em casas. Para ajudar os consumidores a utilizar menos energia sem sequer tentarem, temos desenvolvido produtos de alta qualidade e eficientes do ponto de vista energético há quase três décadas. E estamos a produzir mais a cada dia que passa e que vão para além dos requisitos legais. Portanto, se quiser comprar um novo eletrodoméstico, não se esqueça de procurar carregadores energeticamente eficientes e com características como o modo ecológico ou o desligar automático. Confie em nós; embora a energia poupada por um único produto possa parecer pequena, juntos, podemos reduzir drasticamente o nosso impacto no meio ambiente.
You are about to visit a Philips global content page
Continue