Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Etapas das refeições

Seu bebezinho está se transformando em uma pessoa muito divertida. E isso fica ainda mais evidente na mesa da cozinha. Estas são as coisas que os próximos meses reservam para você:

Refeições em família

Assim que você apresentar seu filho a todos os tipos de alimentos sólidos, você pode começar a servir uma pequena porção da refeição que todos da família estão comendo.

  • Verifique se a comida não está muito quente
  • Amasse a comida ou corte-a em pedaços bem pequenos
  • Sempre esteja alerta aos perigos de engasgo, como uvas inteiras, tomates-cereja, pipoca e pedaços de cenoura ou salsicha.

Beber com independência

No próximo ano, seu bebê deve deixar o copo com bico e passar a usar um copo normal para evitar as cáries. E, exceto em um dia que esteja particularmente quente e seja necessário beber como um adulto, os bebês somente precisam beber durante as refeições ou lanches.

Desmame

Você pode continuar a amamentar ou dar mamadeiras à noite ou para o conforto do bebê (desde que vocês dois estejam confortáveis com isso), mas procure desmamar a criança até os 24 meses. Essa é idade recomendada pela Academia Americana de Pediatria para a eliminação da mamadeira, já que as crianças que vão dormir com mamadeiras correm o risco de ter cárie. 

Alimentação independente

Seu bebê pode ter começado a comer com as mãos ou segurando uma colher. Introduza pratos de plástico e tigelas na hora das refeições para que ele se acostume a comer como os pais.

Alguns bebês conseguem usar sua própria colher ou garfo aos 18 meses, mas ainda podem fazer muita bagunça na mesa até chegarem aos três anos. Isso é normal e é um processo demorado. Não brigue com a criança por brincar com a comida — a brincadeira é uma forma de praticar!

Não consegue acreditar que seu bebê já está participando das refeições em família? Prepare-se: até os dois anos, ele pode começar até mesmo a pedir seus alimentos preferidos!

Está se perguntando como garantir que a dieta de seu bebê seja balanceada? Descubra aqui.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Dicas para a hora da refeição do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê

Alimentação do bebê – uma dieta equilibrada

Alimentação do bebê – uma dieta equilibrada