Crianças consomem muita energia e precisam de um bom equilíbrio de nutrientes e proteínas. Uma dieta variada nos cinco grupos de alimentos irá garantir um crescimento saudável para seu bebê.
Alimentos ricos em amido como esses, incluindo inhame e chapati, são excelentes fontes de energia e devem compor a parte principal de cada refeição. Escolha alguma opção de alimento branco e integral.
Contêm vitaminas, sais minerais e fibras. Procure sempre oferecer frutas no café da manhã e frutas e verduras nas outras duas refeições principais. As crianças, como os adultos, também devem ingerir cinco ou mais porções de frutas frescas, congeladas, em conserva ou secas ao dia.
Isso inclui alimentos como nozes, lentilha, dhal e tofu também, e todos fornecem ferro e zinco. Adicione alimentos a partir desse grupo de refeições duas vezes ao dia e ofereça peixe gordo um ou duas vezes por semana.
Ofereça três porções diárias desses alimentos. Leite ainda é importante, mas uma criança com mais de um ano precisa de menos quantidade do que um bebê. Três xícaras de leite com cerca de 90 a 120 ml são suficientes. Porém, diminua o leite se seu filho ingerir iogurte e queijo. As mamadeiras de leite devem começar a ser retiradas a partir dos 12 meses de idade aproximadamente. A partir de um ano, leite de vaca fresco poderá ser oferecido, em vez de complementos, a menos que você continue amamentando.
As crianças naturalmente gostam desses alimentos, mas é aconselhável mantê-los ao mínimo. Sempre ofereça um pudim nas duas refeições principais, mas não permita que esses alimentos substituam outros alimentos nutritivos dos demais grupos de alimentos.
No Reino Unido, crianças até a idade de cinco anos são recomendadas a tomar um suplemento vitamínico que contém vitaminas A e D, já que elas não absorvem naturalmente o suficiente dessas vitaminas de sua alimentação. Isso ajudará o sistema imunológico de seu filho e garantirá que seus ossos se desenvolvam normalmente.
Fique longe de refeições ricas em gordura e sal. Alimentos de conveniência e refeições prontas devem ser oferecidos com moderação, a menos que sejam feitos especialmente para bebês.
Não dê ao bebê alimentos dietéticos ou de emagrecimento. Alimentos de baixa caloria não são adequados para crianças, pois elas necessitam de calorias extras para impulsionar o crescimento.
Alimentos saudáveis para a família é a melhor opção. São nutritivos e econômicos, permitindo que você faça grandes refeições e depois separe em porções individuais para armazenar na geladeira e no freezer. O sistema VIA da Philips Avent é ideal para armazenar e servir seus alimentos.
Manter o interesse e a variedade é a chave. Introduza novos alimentos ao seu filho em pequenas porções. Deixe-o tentar alguns bocados, em vez de um prato inteiro. Você pode muito bem precisar oferecer um novo alimento algumas vezes, antes que seu pequeno aceite. Isso é muito comum, portanto não desanime, continue tentando. Ofereça abundância de alimentos para o seu filho comer com as mãos e permita sempre que ele decida quando já comeu o suficiente.
Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.