Cardiology

Tempo estimado de leitura: 4-5 minutos

Cardiologistas da Philips compartilham informações sobre cuidados cardiovasculares no Dia Mundial do Coração 2022 

World heart day with patients

Melhorar os cuidados cardíacos para atender às necessidades em transformação de médicos e pacientes 

 

A pressão sobre os departamentos de cardiologia e sobre os sistemas de saúde estão aumentando em todo o mundo. Quase 18 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças cardiovasculares (DCV) – número mais elevado do que o de qualquer outra causa. 

 

Os cardiologistas e suas equipes também enfrentam o desafio de melhorar os resultados dos pacientes ao mesmo tempo em que reduzem custos e gerenciam a escassez de profissionais, que está relacionada ao esgotamento e ao acúmulo de tarefas.  

 

A Philips entende a situação e está trabalhando para enfrentar esses desafios complexos. A nossa missão é melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas com inovações relevantes. No que se refere ao tratamento de doenças cardiovasculares, estamos comprometidos em desenvolver soluções inovadoras que melhorem o atendimento e a qualidade de vida dos pacientes que vivem com DCV. 

 

Para o Dia Mundial do Coração 2022, pedimos a quatro líderes de cardiologia da Philips que compartilhassem seus pensamentos sobre as principais tendências em cuidados cardíacos, os desafios que os médicos e os sistemas de saúde enfrentam atualmente e as chaves para estabelecer parcerias mutuamente benéficas entre a indústria e os médicos, que podem resultar em melhorias no atendimento ao paciente e reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde em todo o mundo. 

Qual é a sua visão sobre as mudanças dos últimos anos na área da saúde? 

Jennifer franke

Jennifer Franke, M.D.,Diretora Médica de Cardiologia:

Em minhas viagens para hospitais ao redor do mundo, tenho observado uma tendência de redução das horas de trabalho dos membros das equipes para diminuir os níveis de estresse. Essas pessoas sabem que ficarão nesta função até se aposentarem e, por isso, estão reduzindo o seu tempo no hospital para poder lidar com a tensão e o estresse. 

A escassez de profissionais representa uma oportunidade para ajudarmos os sistemas de saúde a identificar soluções que melhorem a eficiência e agilizem o atendimento, porque sabemos que o número de casos não irá diminuir.”

Jennifer Franke, M.D.

Sanjay ghandi

Sanjay Gandhi, M.D., Diretor Sênior, Estratégia Médica e Inovação 

Tradicionalmente, pensamos na prestação de serviços de saúde como médicos que atendem pacientes em uma clínica ou um hospital. Acho que isso está mudando. Temos novos participantes, como Google, Apple e Microsoft, que estão trazendo uma perspectiva diferente para a prestação de serviços de saúde. Além disso, há empresas que estão levando farmácias aos mercados locais, o que aproxima os cuidados dos lares. A forma em que eu concebo a prestação de cuidados de saúde, e que eu acho que irá prevalecer, é a de um sistema em que os cuidados de alta complexidade permanecem nos sistemas hospitalares, mas em que todo o resto vai para a comunidade. 

 

Alexandra goncalvez

Alexandra Gonçalves, M.D., Diretora Médica para Diagnóstico de Precisão:

Fizemos grandes avanços no tratamento da doença CV, mas ainda há muito a ser feito na prevenção e no diagnóstico precoce. Infelizmente, nos últimos dois anos da pandemia, o foco na prevenção e no diagnóstico precoce foi deixado de lado. Ainda estamos observando os efeitos disso, pelo número de pacientes que estão voltando ao atendimento com um estágio de doença mais avançado. 

Manish wadhwa

Manish Wadhwa, M.D., Diretor Médico de Biotelemetry:

A pandemia realmente mudou o mundo para muitos de nós e a telemedicina tem sido a estrela. Os médicos tiveram que confiar em dados objetivos de dispositivos de monitoramento remoto para cuidar dos pacientes e isso reforçou nosso pensamento de que poderíamos gerenciar pacientes com eficiência sem realmente vê-los. 

A saúde ainda é uma profissão de pessoas, mas os recursos de monitoramento remoto continuarão expandindo. Teremos mais dados para guiar nossas decisões entre as visitas presenciais, e isso certamente é benéfico para os pacientes."

Manish Wadhwa, M.D.

Como podemos ajudar os médicos a se adaptar, sabendo que essas tendências estão moldando o futuro dos cuidados cardíacos?   

 

Manish: Tomemos a hipertensão como exemplo. Ainda há necessidade de melhorar o atendimento para algo tão básico como a hipertensão, com monitoramento remoto. Este é menos um desafio tecnológico e mais uma mudança de paradigma na forma como prestamos cuidados, passando das quatro paredes da sala de exames para a sala de casa. Há muitas doenças e condições que podem tomar este rumo. A Philips e as equipes clínicas devem trabalhar juntas para criar soluções e ajudar a moldar uma visão que melhore a forma de prestar cuidados.

 

Jennifer: Nosso papel, como parceiros do setor, é ajudar os médicos e os sistemas de saúde a trabalharem juntos para cocriar soluções inovadoras. Por exemplo, os médicos ficam frustrados se precisam inserir dados quatro vezes do mesmo paciente. Eles perguntam: "Por que isso não pode ser resolvido para mim?" Sim, é nosso papel consertar os pequenos detalhes, mas também queremos pensar de uma forma ampla sobre como podemos melhorar e integrar os cuidados cardíacos desde o início de um episódio até a recuperação e os cuidados domiciliares.


Alexandra: A capacidade de comunicação remota entre as equipes de atendimento e de diagnosticar pacientes sem estar fisicamente presente é uma maneira interessante de aprimorar os cuidados cardíacos. Usando as plataformas Philips Collaboration Live, que permitem que usuários se conectem remotamente com a equipe em tempo real durante um exame, independentemente da sua localização, podemos ter uma pessoa fazendo um exame dentro de uma sala e outra sentada a quilômetros de distância e ambas podem colaborar, vendo exatamente o que está acontecendo. Isso pode ser incrivelmente útil em termos de acesso aos cuidados e de expansão do conhecimento para qualquer local”.

Com acesso a informações de boa qualidade, é possível fornecer um diagnóstico adequado com confiança." 

Alexandra Goncalves M.D.

Sanjay: Um dos maiores desafios enfrentados pelos sistemas de saúde é como utilizar as tecnologias e os dados. É aqui que a indústria pode desempenhar um papel muito maior, porque gerenciar dados e apresentá-los de maneira compreensível é a nossa especialidade.

Como a Philips pode trabalhar conjuntamente com seus parceiros para encontrar soluções inovadoras e aprimorar os cuidados cardíacos? 

 

Jennifer:  A experiência do cuidado vai além da interação paciente x equipe médica. Ela também se refere a informar o paciente sobre seu procedimento ou sua visita a uma unidade de atendimento, além de garantir que ele se sinta confortável e seguro ao entrar em um hospital, um laboratório de intervenção ou até mesmo em um equipamento de ressonância magnética. Muitas vezes, médicos e clínicos esquecem o estresse que os pacientes podem estar sentindo ao entrar em um ambiente clínico e nós consideramos maneiras de eliminar qualquer ansiedade desnecessária para os pacientes – incluindo o design e a disposição de um espaço clínico – para tornar a experiência menos intimidante.

Manish: Encontrar soluções inovadoras em conjunto começa com uma verdadeira compreensão do que está sendo feito no mundo clínico. O que os médicos, administradores hospitalares ou líderes de departamento estão fazendo? Obter essa compreensão exige que a indústria realmente acompanhe o trabalho dos médicos ao longo de todo o dia para entender o que eles fazem e os desafios que eles enfrentam com frequência.

 

Alexandra: Tudo se resume a um bom trabalho em equipe, o que significa que podemos co-inovar soluções integradas e facilitar a vida dos profissionais de saúde. Especialmente nos dias de hoje, pede-se a esse grupo que façam mais com menos. Precisamos reduzir a sobrecarga da equipe e, ao mesmo tempo, alcançar os melhores resultados para nossos pacientes. Com o trabalho em equipe, pudemos observar um progresso maior e mais rápido.


Sanjay: Compreender os problemas recorrentes das equipes de saúde é algo fundamental. Temos que seguir sempre perguntando a eles quais são os seus desafios e, por meio da colaboração, identificar soluções. Para tanto, todos nós devemos melhorar a forma como compartilhamos dados e isso começa com a construção de uma relação de confiança. Uma vez que exista confiança entre os prestadores de serviços de saúde, as equipes de atendimento e o setor, passos mais significativos podem ser dados em direção a novas soluções inovadoras.

 

Por que as soluções integradas ao longo de todo o percurso dos cuidados cardíacos são importantes? 

 

Manish: A doença cardíaca de uma pessoa não desaparece quando ela sai do consultório médico. Ninguém tem hipertensão, diabetes ou arritmia durante os 10 minutos em que está sentado na consulta. Essas coisas estão presentes em cada minuto das nossas vidas. E em relação àqueles momentos longe do consultório médico, então? Como estamos avaliando os pacientes durante esses períodos? Para aprimorar os cuidados cardíacos, precisamos usar o monitoramento remoto para coletar dados significativos fora das consultas médicas. 

 

Jennifer: Muitas vezes, os hospitais fornecem aos médicos certas ferramentas que deveriam facilitar suas vidas, mas elas não são integradas de forma a permitir que os médicos tenham acesso ao histórico relevante do paciente. É por isso que é importante para a Philips, como parceira, garantir que as nossas soluções não sejam apenas inovadoras, mas tão conectadas e interoperáveis quanto for possível para que possamos realmente melhorar as experiências dos cuidados cardíacos para médicos e pacientes. 

 

Alexandra: Falamos muito sobre as várias modalidades e como elas podem melhorar os cuidados cardíacos, mas há também a parte informática, que é o fio condutor que conecta sistemas e softwares, trazendo os dados certos para o tomador de decisão certo, no momento certo.


Sanjay: Queremos ter a certeza de que é a tecnologia que está realmente trabalhando para os provedores, não os provedores que estão trabalhando para a tecnologia. Qualquer que seja a interface desenvolvida, quaisquer que sejam as ferramentas tecnológicas desenvolvidas, queremos garantir que elas tenham a experiência do provedor como prioridade.

 

Devemos usar a tecnologia para aprimorar os insights de dados, abordando a jornada do paciente de forma holística, ao longo de todo o continuum da saúde, para transformar os cuidados médicos." 

Sanjay Gandhi, M.D.

O tema do Dia Mundial do Coração deste ano é "Use o coração para todos os corações" – focando na necessidade de pensar de maneiras diferentes e encontrar soluções inovadoras para combater as doenças cardiovasculares e alcançar a saúde cardiovascular para cada coração. Por meio de parcerias com médicos de todo o mundo, a Philips pode inovar continuamente e oferecer soluções integradas que elevam e expandem os cuidados cardíacos para todos. Nossas soluções abrangem toda a jornada dos cuidados cardíacos, desde a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento, até o acompanhamento de longo prazo. Para saber mais, clique aqui.  

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