Se seu bebê dorme bem, você tem sorte. Mas, ainda pode haver momentos em que ele precisa de uma ajuda extra na hora de dormir com o treinamento do sono do bebê.
Recém-nascidos mais inquietos podem se beneficiar do contato com a pele e muitos afagos.
Para os recém-nascidos, os movimentos são muito tranquilizantes. Para bebês mais inquietos, tente balançá-los delicadamente nos braços, no carrinho de bebê ou em uma tipoia para bebês. A amamentação também é muito reconfortante, assim, tente oferecer um peito ou uma chupeta.
Um monitor de bebê permite que você mantenha um ouvido no bebê em outro quarto. Assim, o bebê pode dormir em paz, sem o incômodo de seu controle contínuo. Alguns monitores têm um termômetro de quarto integrado para alertá-lo se o quarto ficar muito quente ou frio. É importante não deixar que o bebê fique superaquecido ao dormir. Se ele for mais velho (e fizer muitos barulhos), procure um monitor com sensibilidade ajustável. Você não ouvirá todos os sons, mas saberá se o bebê precisar de você.
Veja se você consegue deixar seu bebê se reconfortar sozinho após as primeiras semanas. Coloque o bebê no berço em um estado relaxado e sonolento e é possível que ele caia no sono sem muita agitação. Se isso ocorrer, você não precisa voltar até a sua próxima alimentação. No entanto, se ele ficar muito angustiado, você pode voltar a acalmá-lo.
Canções de ninar podem ajudar a acalmar o bebê e você pode cantá-las ou tocá-las através de uma unidade dos pais, se o seu monitor tiver um. A função Conversar permite que você tranquilize o bebê sem entrar no quarto. Isso é realmente útil para o treinamento do sono do bebê e também permite que seu bebê saiba que você está a caminho.
Uma luz noturna é reconfortante para muitos bebês, além de ser útil quando você for ver o bebê e estiver escuro. Você pode usar a luz do monitor, por exemplo, uma vez que não incomoda o bebê.
Um saco de dormir especial para bebês é uma ótima alternativa a lençóis e cobertores, uma vez que o bebê não pode se esquivar dele. Eles têm uma medida térmica e se ajustam às diferentes estações do ano, mantendo o bebê em uma temperatura uniforme enquanto dormem.
Bebês e os pais realmente se beneficiam de uma rotina na hora de dormir a partir do segundo ou terceiro mês de vida do bebê. No início da noite, experimente dar um banho, fazer uma massagem rápida, amamentar e talvez até cantar uma canção de ninar especialmente para relaxar. A partir dos seis meses, passe a contar uma história ou ofereça um ursinho de pelúcia.
Estimule o bebê a dormir mais à noite com uma alimentação de boa qualidade e regular durante o dia. À noite, mantenha uma iluminação suave, evite agitar o bebê e troque a fralda somente se for necessário.
Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.