1
Produtos

Início ›› Saúde dental pediátrica
Home ›› Saúde dental pediátrica 

Saúde dental pediátrica


Leitura de 4 minutos

Qual a diferença entre os cuidados com os dentes para crianças e adultos?

 

A resposta fácil: como crianças têm bocas e dentes menores, dentistas pediátricos necessitam de ferramentas e processos diferentes. (Por exemplo, dentistas pediátricos são treinados para lidar com crianças que gritam, esperneiam e mordem.) A constituição dos dentes e da gengiva de crianças também é mais macia do que a de adultos, e isso significa diferentes dificuldades a serem observadas.
 

A resposta menos fácil: a boca de uma criança passa por muitas mudanças entre o momento em que os dentes começam a nascer e a época em que os surgem os dentes permanentes. Nesse intervalo, é importante frequentar um profissional que possa monitorar as mudanças para prevenir problemas, como dentes muito juntos ou cáries prematuras, antes mesmo que os dentes de leite cheguem na superfície. Assim, o dentista pediátrico lida mais com a prevenção do que com o tratamento de problemas.  

A primeira consulta de seu filho com um dentista pediátrico

 

Parece que foi ontem que seus filhos nasceram. Como pode já ser a hora de levá-los à primeira consulta com um dentista? Se os primeiros dentes de seu bebê apareceram, ou se eles estão prestes a fazer o primeiro aniversário, é hora de marcar a primeira consulta.* É aqui que a saúde dental pediátrica entra em jogo.

O que é um dentista pediátrico?

 

Um dentista pediátrico é um dentista que se especializa no cuidado bucal de bebês e crianças. Eles priorizam a prevenção e a detecção precoce de problemas na saúde bucal. Eles também ajudam a tornar o primeiro contato de seus filhos com o dentista uma experiência positiva.

Como um dentista pediátrico pode ajudar?

 

Nesse estágio da vida de seu filho, o foco é prevenção. Eis o que esperar de uma visita ao dentista pediátrico.

 

  • Detecção precoce de cáries
  • Instruções para fazer a higiene bucal de seu filho em casa
  • Informações sobre o crescimento e o desenvolvimento futuro
  • Informações sobre chupar o dedo e usar chupeta
  • Prevenção de danos à boca e aos dentes de seu filho
  • Primeira experiência positiva de frequentar o dentista

Vamos nos aprofundar

 

O dentista pediátrico se concentra em dois pontos principais: prevenir cáries e garantir o desenvolvimento saudável dos dentes de leite.

1. Prevenção de cáries

 

Cáries podem ocorrer assim que seu bebê para de tomar leite materno e faz a transição para outras bebidas e comidas. Elas são causadas por bactérias, presentes nos açúcares e carboidratos, que vão formando colônias nos dentes e no espaço interdental.*

2. Desenvolvimento saudável dos dentes de leite

 

Dentes de leite são os primeiros dentes de uma criança. Eles abrem caminho para a saúde bucal futura e ajudam no desenvolvimento da linguagem, possibilitam a mastigação e guardam o espaço para os dentes permanentes.**

Mãe segurando um bebê que sorri

Quando devo levar meu filho para se consultar com um dentista pediátrico?

 

Provavelmente parece ser muito cedo para ir ao dentista. Na verdade, se os primeiros dentes do seu bebê já apareceram (em geral, entre 6 e 12 meses), ou se ele está próximo a fazer o primeiro aniversário, é melhor agendar uma consulta com o dentista pediátrico.

 

Após a primeira visita, a Associação Norte-Americana de Odontologia Pediátrica recomenda consultas de rotina duas vezes por ano. Seu filho pode continuar a frequentar dentistas pediátricos durante toda a adolescência. ***

Hábitos saudáveis de escovação em casa

 

No intervalo entre as visitas ao dentista pediátrico, você pode cuidar dos dentes e da gengiva de seu filho realizando a escovação periódica.

 

Antes de os dentes aparecerem, basta limpar as gengivas do bebê com uma escova macia para crianças ou com um pano e água.

 

Uma vez que os dentes do bebê apareceram, escove-os duas vezes por dia com uma escova adequada para a idade e pastas dentais infantis que tenham baixo ou zero teor de flúor até que a criança aprenda a cuspir.

 

Cuidar dos dentes do seu filho em casa, em combinação com consultas regulares com o dentista pediátrico, garantirá um sorriso brilhante para seu filho no futuro.

Artigos recomendados

  • Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

    Os melhores alimentos para dentes e gengiva saudáveis

  • Técnica correta de escovação: corrigindo hábitos errados de escovação

    Técnica correta de escovação: corrigindo hábitos errados de escovação

  • Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

    Sorriso saudável, coração saudável: a possível ligação entre gengivite e doenças coronárias

* Dental care for your baby.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011)

** The pediatric dentist.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011)

*** Regular dental visits.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011)