Leitura de 4 minutos
A resposta fácil: como crianças têm bocas e dentes menores, dentistas pediátricos necessitam de ferramentas e processos diferentes. (Por exemplo, dentistas pediátricos são treinados para lidar com crianças que gritam, esperneiam e mordem.) A constituição dos dentes e da gengiva de crianças também é mais macia do que a de adultos, e isso significa diferentes dificuldades a serem observadas. A resposta menos fácil: a boca de uma criança passa por muitas mudanças entre o momento em que os dentes começam a nascer e a época em que os surgem os dentes permanentes. Nesse intervalo, é importante frequentar um profissional que possa monitorar as mudanças para prevenir problemas, como dentes muito juntos ou cáries prematuras, antes mesmo que os dentes de leite cheguem na superfície. Assim, o dentista pediátrico lida mais com a prevenção do que com o tratamento de problemas.
Parece que foi ontem que seus filhos nasceram. Como pode já ser a hora de levá-los à primeira consulta com um dentista? Se os primeiros dentes de seu bebê apareceram, ou se eles estão prestes a fazer o primeiro aniversário, é hora de marcar a primeira consulta.* É aqui que a saúde dental pediátrica entra em jogo.
Um dentista pediátrico é um dentista que se especializa no cuidado bucal de bebês e crianças. Eles priorizam a prevenção e a detecção precoce de problemas na saúde bucal. Eles também ajudam a tornar o primeiro contato de seus filhos com o dentista uma experiência positiva.
Nesse estágio da vida de seu filho, o foco é prevenção. Eis o que esperar de uma visita ao dentista pediátrico.
O dentista pediátrico se concentra em dois pontos principais: prevenir cáries e garantir o desenvolvimento saudável dos dentes de leite.
Cáries podem ocorrer assim que seu bebê para de tomar leite materno e faz a transição para outras bebidas e comidas. Elas são causadas por bactérias, presentes nos açúcares e carboidratos, que vão formando colônias nos dentes e no espaço interdental.*
Dentes de leite são os primeiros dentes de uma criança. Eles abrem caminho para a saúde bucal futura e ajudam no desenvolvimento da linguagem, possibilitam a mastigação e guardam o espaço para os dentes permanentes.**
Provavelmente parece ser muito cedo para ir ao dentista. Na verdade, se os primeiros dentes do seu bebê já apareceram (em geral, entre 6 e 12 meses), ou se ele está próximo a fazer o primeiro aniversário, é melhor agendar uma consulta com o dentista pediátrico. Após a primeira visita, a Associação Norte-Americana de Odontologia Pediátrica recomenda consultas de rotina duas vezes por ano. Seu filho pode continuar a frequentar dentistas pediátricos durante toda a adolescência. ***
No intervalo entre as visitas ao dentista pediátrico, você pode cuidar dos dentes e da gengiva de seu filho realizando a escovação periódica. Antes de os dentes aparecerem, basta limpar as gengivas do bebê com uma escova macia para crianças ou com um pano e água. Uma vez que os dentes do bebê apareceram, escove-os duas vezes por dia com uma escova adequada para a idade e pastas dentais infantis que tenham baixo ou zero teor de flúor até que a criança aprenda a cuspir. Cuidar dos dentes do seu filho em casa, em combinação com consultas regulares com o dentista pediátrico, garantirá um sorriso brilhante para seu filho no futuro.
* Dental care for your baby.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011) ** The pediatric dentist.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011) *** Regular dental visits.pdf - Academia Norte-Americana de Odontologia Pediátrica (2011)
You are about to visit a Philips global content page
Continue