1
Produtos

A importância do tratamento e da imunidade à apneia do sono


Pense no último resfriado ou doença que você teve. Foi após um momento em que você não estava dormindo bem? Será que o sono ruim tenha sido causado por você não ter feito sua terapia para apneia do sono de forma consistente ou adequada? Você provavelmente experimentou essa conexão biológica entre o sono ruim e o funcionamento do sistema imunológico. O sono mais curto, de menos de seis horas por noite, tem sido associado a uma maior suscetibilidade ao resfriado comum, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Sleep.


Se a sua rotina de tratamento para apneia do sono não estiver funcionando como um relógio suíço, você pode estar se preparando para um problema de saúde, desde doenças isoladas a infecciosas, devido à imunidade enfraquecida.


Descubra porque o sono é tão importante para o sistema imunológico e como se submeter ao tratamento da apneia do sono desempenha um papel importante na capacidade do seu corpo de combater vírus.


Porque você precisa dormir para ter um sistema imunológico saudável


A razão pela qual a falta de sono enfraquece a imunidade é porque você fica mais suscetível a infecções. A relação entre o sistema imunológico e endócrino do corpo e o sono é recíproco, de acordo com um artigo publicado no Journal of Immunology Research. Quando você tem um sono de boa qualidade ao usar a terapia com CPAP e dando a seu corpo as horas de sono que precisa, seu sistema imunológico poderá funcionar de forma ideal. Não dorme bem? Sua resposta imune fica comprometida e é mais difícil para seu corpo combater infecções.


Os patógenos estranhos causam distúrbios do sono porque alteram os sistemas cerebrais que ajudam a adormecer e interrompem os estágios do sono. Se você já acordou inesperadamente quando não se sentia bem e teve problemas para voltar a dormir, já teve esse impacto em primeira mão.


Se você já tentou dormir com o nariz entupido ou se já disseram que você estava roncando quando caiu no sono estando resfriado, então tem uma ideia de como esses problemas podem ser perturbadores.

Como a quantidade e a qualidade do sono afetam a imunidade


O sono é essencial para fortalecer o sistema imunológico do corpo e garantir que ele esteja operando em capacidade total para que seu corpo possa funcionar de forma ideal. O sono curto deixa seu corpo suscetível aos patógenos que invadem o corpo através de seu nariz, boca e olhos. Se você estiver dormindo bem, sua apneia do sono é gerenciada e seu sistema imunológico está operando a 100%, você tem uma chance melhor de combater germes invasores. Segundo a Mayo Clinic, a falta de sono também afeta a capacidade do corpo de produzir anticorpos e células que combatem infecções.


Quando sua apneia do sono não é tratada e você estiver com um sono ruim, você também poderá estressar o sistema cardiovascular, e isso pode se tornar um problema sério se você já estiver sobrecarregando seu sistema imunológico lutando contra uma doença.


Mantenha sua rotina de tratamento para apneia do sono para ter um sono de qualidade e manter as reservas de energia de que seu sistema imunológico precisa para combater vírus.

Você acha que pode ter apneia do sono?