De acordo com a National Sleep Foundationnbsp;(NSF), 37 milhões de americanos roncam regularmente. Esse ruído durante o sono que frequentemente mantém os parceiros do sono acordados, pode ser tão alto que desperta o ronco e que muitas vezes é causada por apneia do sono. No entanto, outros fatores podem contribuir para o ronco, incluindo dormir de barriga para cima, consumo de álcool e idade.
Independentemente da causa, é importante discutir o ronco com seu médico para determinar se você tem apneia do sono. Essa discussão não só pode ajudar você e seu parceiro de sono a dormirem melhor, mas uma nova pesquisa também pode ajudar a evitar que você desenvolva um caso perigoso de pneumonia.
A apneia do sono é tratada com pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP), que elimina o ronco enquanto mantém as vias aéreas abertas para promover uma respiração saudável durante o sono. De acordo com um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal, ele também pode ajudar a promover um sistema respiratório saudável.
Os pesquisadores taiwaneses descobriram que pacientes com apneia do sono não tratada apresentam um risco 17% maior de desenvolver pneumonia do que aqueles sem distúrbio do sono.
Os pesquisadores observaram que a conexão exata entre apneia do sono e pneumonia não é clara. Mas especulam que as pessoas com apneia do sono podem ser mais propensas a aspirar líquido da garganta para os pulmões, o que pode causar pneumonia. Eles também teorizaram que aqueles com apneia do sono não tratada podem ter maior risco de pneumonia ou outros problemas de saúde, pois o sono perturbado pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando mais difícil para o corpo combater infecções e vírus.
A apneia do sono não tratada não só aumenta o risco de pneumonia, como também é pouco amigável para o seu coração.
De acordo com a American Heart Association (AHA), o tratamento da apneia do sono pode proteger seu coração de alterações prejudiciais que contribuem para a doença cardíaca.
Quer saber se seu ronco está relacionado à apneia do sono? Os especialistas dizem que é importante conhecer todos os sintomas comuns da apneia do sono, que, de acordo com a Clínica Mayo, incluem:
- Excesso de sonolência diurna. É comum que os pacientes com apneia do sono acordem várias vezes à noite, mesmo que não percebam ou despertem por apenas alguns segundos.
- Você acorda sem fôlego ou seu parceiro de sono testemunha que você não está respirando durante o sono.
- Despertar com boca seca ou dor de garganta
- Dor de cabeça matinal.
- Problemas para dormir.
- Problemas de atenção ou fadiga diurna.