A apneia do sono afeta mais do que apenas o paciente

 

Os pacientes que sofrem de apneia do sono provavelmente não são os únicos em sua casa que estão passando noites sem dormir. De acordo com a WebMD, aqueles que têm um parceiro com um distúrbio do sono podem perder quase uma hora de sono todas as noites devido ao transtorno. Faça as contas e chegará a 12,5 dias de sono perdido a cada ano.

 

A apneia do sono afeta todos os membros da família de formas que podem não ser imediatamente aparentes. As pessoas cujos padrões de sono são interrompidos podem apresentar menor resistência à doença, desequilíbrio hormonal e aumento de apetite, bem como piora do humor em geral.

 

Um artigo recente do New York Times mostrou alguns dos sintomas mais evidentes:

 

“…a deficiência crônica do sono tem o potencial de afetar quase todos os nossos sistemas fisiológicos. Após uma ou duas noites de sono insuficiente, a sonolência aumenta e o humor, a concentração, a memória e a atenção são insuficientes com uma redução de foco. O nosso apetite aumenta e as preferências alimentares tornam-se menos saudáveis, e os nossos níveis de energia caem, entre muitas outras mudanças.”

 

Estatisticamente, mais homens sofrem de apneia do sono do que mulheres, até 5% da população dos EUA. O artigo observou que o sucesso do tratamento para apneia do sono muitas vezes depende muito do apoio do parceiro.

 

Se o seu parceiro sofre de apneia do sono, a Prevention dá algumas dicas que podem ajudar você a ter uma noite de sono decente:

 

Evite álcool, alimentos picantes e chocolate: o álcool é um estimulante e o chocolate contém cafeína, portanto ambos podem manter você acordado à noite. Alimentos picantes, entretanto, podem causar indigestão, que também pode deixar você sem sono.

 

Exercite-se, mas não antes de dormir: exercitar-se aumenta a duração e a qualidade de seu sono, mas eleva sua temperatura corporal por cerca de quatro horas.

 

Pare de fumar: a nicotina é estimulante, e fumar pode agravar os sintomas da apneia do sono.

 

Prepare-se para dormir: descanse seu corpo antes de deitar-se. Você pode condicionar seu cérebro e seu corpo para relaxar e dormir quando as luzes se apagam, se criar uma rotina diferente todas as noites antes de ir para a cama.

 

Organizações como a Associação Brasileira do Sono podem tirar dúvidas e fornecer suporte adicional.

 

A apneia do sono pode ser prejudicial, mas não precisa ser devastadora.

Você acha que pode ter apneia do sono?

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.