1
Produtos

A conexão entre o sono e a imunidade

 

Você já teve alguns dias terríveis de sono e depois se encontrou lutando contra um resfriado ou doença logo depois? Se sim, você aprendeu em primeira mão como o sono é essencial para o seu sistema imunológico e o que pode acontecer quando você não recebe o descanso de que seu corpo precisa. Seu corpo precisa do sono para ajudá-lo a ficar em forma para combater doenças infecciosas.

 

Como o sono afeta seu sistema imunológico

A razão pela qual a falta de sono enfraquece a imunidade é porque você fica mais suscetível a infecções. A relação entre o sistema imunológico e endócrino do corpo e o sono é considerada bidirecional, de acordo com um artigo publicado no Journal of Immunology Research. Em poucas palavras, quando você não dorme o suficiente, sua resposta imune pode se alterada. Quando você tem um sono de boa qualidade e descansa as horas que seu corpo precisa, mais forte seu sistema imunológico se torna.

 

Quando você está doente com uma infecção viral, bacteriana ou parasitária, é mais provável que vivencie distúrbios de sono, pois os patógenos estranhos podem alterar os sistemas cerebrais que preparam você para dormir e assim causar estragos na sua qualidade de sono.

 

Seu corpo usa muita energia para combater um vírus e eliminar patógenos, acelerando o seu sistema imunológico. Isso significa que ele tem menos energia para outros processos corporais. Dormir mais quando você está doente é fundamental para curar seu corpo e conservar energia para combater os intrusos.

 

Como o sono afeta a imunidade

O sono é um componente essencial da construção do sistema imunológico do corpo e da garantia de que ele esteja funcionando com capacidade total. Quando seu corpo está funcionando com um banco de sono esgotado, você fica mais suscetível a doenças, pois as células que combatem os germes não estão operando em 100%. Além disso, os anticorpos e células que combatem infecções e ajudam você a se manter saudável não são produzidas com a mesma frequência quando você está carente de sono.1

 

Um sono curto aumenta suas chances de ficar doente

Quando você não dorme o suficiente, você tem um risco maior de pegar um resfriado ou vírus. Um estudo na revista SLEEP, descobriu que indivíduos que relataram ter menos tempo de sono em seus diários de sono eram mais suscetíveis a pegar um resfriado quando expostos a um vírus. Os participantes do estudo que dormiram menos de 5 horas por noite ou entre 5 e 6 horas apresentaram maior risco de pegar um resfriado do que aqueles que dormiram mais de 7 horas por noite.

 

A qualidade do sono também é importante para o seu sistema imunológico

Não se trata apenas de ficar horas na cama quando se trata da eficácia do seu corpo para combater vírus. Estudos comprovam que a qualidade do sono é tão importante quanto a duração ao combater um resfriado comum. Um estudo no Archives of Internal Medicine descobriu que os participantes com menos de 92% de eficiência – quanto tempo estavam na cama e realmente dormindo – eram mais de 5 vezes propensos a ficar resfriados do que aqueles que estavam dormindo 98% do tempo em que estavam na cama. Esse estudo também descobriu que pacientes com menos de 7 horas de sono tinham quase 3 vezes mais probabilidade de pegar um resfriado do que aqueles que registraram mais de 8 horas de sono.

 

Quando você quiser se armar contra doenças infecciosas, uma das melhores maneiras de permanecer saudável é garantir que esteja recebendo as horas de sono de boa qualidade de que seu corpo precisa.

 

1 https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/insomnia/expert-answers/lack-of-sleep/faq-20057757