1
Produtos

O que veio primeiro, a insônia ou a apneia do sono?  

 

A insônia causa apneia do sono ou a apneia do sono causa insônia? Parece que esses dois distúrbios do sono são como o ovo e a galinha.

 

O dogma comum da medicina do sono acredita que a insônia crônica é uma desordem completamente separada da apneia obstrutiva do sono (AOS), uma condição em que a pessoa para de respirar várias vezes por noite e corre o risco de ter consequências graves para a saúde. Mas há evidências crescentes de que os dois podem se sobrepor mais do que se pensava anteriormente.

 

Foi mostrado que 39% a 58% dos pacientes com AOS também têm insônia. E até 43% das pessoas mais velhas com insônia crônica foram identificadas como tendo apneia do sono não diagnosticada.

 

Mas você tem insônia por causa da apneia do sono ou apneia do sono por causa da insônia? E isso importa?

 

Segundo um estudo piloto publicado na revista Sleep, a ligação entre esses dois distúrbios do sono é forte. Para responder à pergunta de por que os insones acordam à noite, o Dr. Barry Krakow, líder do estudo, e seus colegas testaram 20 pacientes que não pareciam ter apneia do sono. Eles encontraram que 18 dos 20 sofriam de respiração desordenada do sono, o que os fazia acordar depois de já terem adormecido. Onze pacientes foram realmente identificados como tendo AOS.

 

Da mesma forma, o Dr. Emerson Wickwire, diretor de Medicina comportamental do sono e codiretor do Centro de distúrbios do sono no Pulmonary Disease and Critical Care Associates em Columbia, Maryland, fez extensas pesquisas sobre insônia em pacientes com apneia do sono.

 

“Há evidências claras de que pacientes com apneia do sono têm risco aumentado de insônia comórbida crônica e pacientes com insônia sofrem taxas elevadas de desordens ocultas de respiração durante o sono”, disse Wickwire.

 

Muitas pessoas com insônia têm estreitamento das vias aéreas superiores, especialmente atrás da língua. Alguns têm apneia do sono não diagnosticada, mas muitos também podem ter uma condição chamada síndrome de resistência das vias aéreas superiores (SRVAS), observou Wickwire.

 

Nessa variação de insônia, ou precursor da apneia do sono, o tempo de cada pausa respiratória não é longo o suficiente para realmente chamar-se apneia. Mas, por causa das múltiplas pausas na respiração, uma resposta ao estresse é criada, o que faz com que a mente do insone fique agitada e provoque pensamentos estressantes antes de ir para a cama, causando a insônia.

 

A vantagem para os pacientes é que se você é um insone que acorda durante a noite, deve pedir ao seu médico para descartar a apneia obstrutiva do sono como uma possível causa de seus problemas de sono. E se é um paciente com apneia que ainda sofre de insônia, converse com seu médico sobre tratar a insônia subjacente com possíveis medidas de higiene do sono e outros métodos.

 

O tratamento com uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ainda é a maneira mais eficiente de tratar a apneia do sono.

Você acha que pode ter apneia do sono?