1
Produtos

10 maneiras de salvar sua vida com o tratamento para apneia do sono

 

A apneia do sono é muito mais grave do que você pode perceber. Não é apenas um simples caso de roncar alto e não dormir o suficiente. Em alguns casos, a apneia do sono pode ser uma questão de vida ou morte. Veja as condições potencialmente fatais que podem ser causadas pela apneia do sono. Se você acha que pode ter apneia do sono, consulte imediatamente um médico para um diagnóstico. O tratamento para apneia obstrutiva do sono (SOAS) pode salvar sua vida.

 

A apneia do sono pode fazer com que você pare rapidamente de respirar enquanto estiver dormindo, pois os músculos da garganta estão relaxando e bloqueando as vias respiratórias. Os sinais que indicam que você pode precisar consultar um médico incluem ronco alto, dores de cabeça, sonolência excessiva durante o dia, e acordar engasgado ou com falta de ar à noite. Se você tiver apneia, estará em risco para essas 10 condições.

 

1. Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é um dos principais riscos de apneia do sono, e pode levar a doenças cardíacas, derrames e ataques cardíacos. Cerca de 50 a 70% das pessoas com apneia do sono têm pressão arterial alta. Se a sua pressão arterial estiver difícil de tratar, talvez seja necessário um diagnóstico para a apneia do sono.

 

2. Derrames

O derrame é um risco muito real que acompanha a apneia do sono. Na verdade, a correlação pode ser comparada com a correlação entre tabagismo e derrame. Isso é possível uma vez que os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam quando os níveis de oxigênio caem.

 

3. Aceleração da frequência cardíaca

A apneia do sono causa vários problemas ao seu sistema cardiovascular. Ela aumenta a frequência cardíaca (número de batimentos por minuto), além de aumentar a pressão arterial. Quando você para de respirar à noite, sua frequência cardíaca cai temporariamente, em seguida, acelera rapidamente quando você acorda.

Na verdade, a apneia do sono pode fazer mais do que apenas acelerar sua frequência cardíaca. Ela pode contribuir para fibrilação atrial, que é um ritmo cardíaco anormal.

 

4. Interrupção da respiração à noite

Quando você tem apneia do sono, um dos sintomas clássicos é ter vários episódios à noite onde você para de respirar. Isto por si só é perigoso, pois pode resultar em baixos níveis de oxigênio no sangue e níveis mais elevados de dióxido de carbono na corrente sanguínea.

 

5. Ataque cardíaco

Como a apneia do sono eleva a pressão arterial e acelera a frequência cardíaca, ela aumenta sua chance de ter um ataque cardíaco. Foi o que aconteceu com Carrie Fisher. Ela morreu aos 60 anos, quatro dias depois de ter um ataque cardíaco durante um vôo. Sua assistente disse que ela teve vários eventos de apneia durante o vôo, o que era normal para ela. Em última análise, o legista concluiu que a causa de sua morte foi "a apneia do sono junto a outras condições: doença cardíaca aterosclerótica, uso de drogas."

 

6. Obesidade

Embora a obesidade possa causar apneia do sono, você também tem um maior risco de se tornar obeso se tiver apneia do sono. Isso ocorre porque a privação do sono pode confundir os hormônios que afetam seu apetite. Além disso, ficar sonolento pode fazer com que você tenha menos vontade de se exercitar ou se alimentar além do normal.

 

7. Diabetes

A apneia do sono pode dificultar o tratamento do diabetes. Isso pode levar a uma maior resistência à insulina pelo aumento do dióxido de carbono no seu sangue. E o risco de obesidade também aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo II. Um estudo descobriu que 86% das pessoas com diabetes tipo II também têm SAOS.

 

8. Morte súbita

Assustador como pode soar, a morte súbita é "um efeito colateral real" da apneia do sono. Pessoas com apneia do sono grave têm um risco três vezes maior de morrer do que pessoas sem apneia. Mas é particularmente provável que ela aumente o risco de morte súbita por parada cardíaca. Alguns pesquisadores acreditam que isso ocorre porque a apneia do sono pode causar um ritmo cardíaco anormal.

 

9. Sonolência, causando acidentes

Um sintoma característico da apneia do sono é sentir-se muito sonolento durante o dia. Isso pode levar a acidentes no local de trabalho e de trânsito, uma vez que você se encontra cansado demais para estar alerta. um estudo descobriu que pessoas com apneia do sono tinham 2,5 vezes mais chance de serem condutores em um acidente de trânsito.

 

10. O abuso de substâncias químicas piora tudo

O abuso de substâncias químicas aumenta todas as probabilidades acima. Algumas substâncias podem causar apneia do sono. A cocaína, por exemplo, pode danificar as passagens nasais, levando ao colapso dos tecidos enquanto você dorme. Os opiáceos podem debilitar o sistema respiratório e afetar os sinais enviados para o cérebro, causando em algumas pessoas sintomas semelhantes a apneia.

 

O tratamento adequado para apneia do sono pode reduzir drasticamente o risco de complicações à saúde. Você pode precisar de um aparelho CPAP à noite, um dispositivo oral ou até mesmo uma terapia posicional que força você a dormir de lado, em vez de barriga para cima. Se você acha que pode ter apneia do sono, marque uma consulta com seu médico imediatamente.

Você acha que pode ter apneia do sono?