Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Pensamentos sobre a amamentação

Neste ponto de sua gravidez, é natural imaginar trazer seu bebê para casa e pensar em como você vai cuidar dele.

Por que escolher a amamentação?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação como a melhor opção para alimentar seu bebê. Estes são os motivos:

  • O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver de modo saudável
  • Os anticorpos que você passa ao seu filho por meio do leite materno o deixam protegido contra diarreia, pneumonia e outras doenças infantis.
  • A amamentação pode ajudar você a voltar ao seu peso regular com mais rapidez
  • A amamentação reduz seu risco de câncer de mama e ovário

Primeiros passos

Aprender a amamentar pode ser complicado - enfermeiras, consultores de lactação e amigos estarão disponíveis para ajudá-la. Enquanto estiver pensando sobre a amamentação, considere as dicas a seguir para facilitar as coisas um pouco:

  • Fique confortável
    Use um sutiã de amamentação confortável e coloque bojos adequados – pode ser que você nunca sofra com os vazamentos, mas é sempre bom ter um bojo só por via das dúvidas. Você também pode gostar do apoio de um travesseiro de amamentação, que a ajudará a ficar em uma posição confortável.
  • Amamente desde cedo e com frequência
    Para que a amamentação seja bem-sucedida, a OMS recomenda começar em até uma hora após o nascimento e, no início, alimentar o bebê sob demanda, ou seja, sempre que ele quiser, seja dia ou noite.

  • Conheça suas opções
    A amamentação não precisa ser um compromisso de tudo ou nada. Se você precisar voltar a trabalhar, existe a opção de tirar seu leite para dar ao bebê na sua ausência e, mesmo assim, amamentar quando estiverem juntos.

Há muitos outros benefícios da amamentação. Veja-os aqui.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Benefícios da amamentação para a saúde

Benefícios da amamentação para a saúde

Alergia ao leite

Alergia ao leite