Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês
Philips AVENT - Introducing a bottle

Introdução da mamadeira

Se você estiver pensando em dar mamadeira ao seu bebê no futuro, é bom saber quando começar e como isso pode afetar seu leite materno.

Philips AVENT - Introducing a bottle

Quando começar?

A maioria dos especialistas – médicos, profissionais da saúde e mães – sugerem esperar um mês até introduzir a mamadeira. Isso serve para garantir que sua fonte de leite e suas rotinas de amamentação estejam bem estabelecidas.

A alimentação com mamadeira afetará sua fonte de leite?

Seu corpo reage à quantidade que seu bebê toma de leite – ele produz mais se o bebê estiver com fome e menos se o apetite dele diminuir. Isso significa que qualquer redução na amamentação, ou nos momentos de retirada de leite, pode reduzir a quantidade de leite produzida pelo seu corpo. 

Se você estiver pronta para começar a usar a mamadeira, siga estas etapas para facilitar um pouco as coisas

  • Deixe que o pai ou avó da criança dê as primeiras mamadeiras. Provavelmente, seu bebê vai aceitar esse processo novo e estranho se um rosto familiar estiver sorrindo para ele. No entanto, se você estiver por perto, provavelmente ele vai querer a mãe ‧– e sua fonte de alimentação preferida.
  • Encha uma mamadeira esterilizada com complemento lácteo preparado ou leite materno bombeado. Verifique a caixa do complemento para informar-se sobre a quantidade correta que deve usar.
  • Seu leite materno é mantido a uma temperatura corporal agradável e, portanto, para fazer com que o leite da mamadeira pareça o mais natural possível, aqueça a mamadeira submergindo-a em água quente ou com a ajuda de um aquecedor de mamadeiras elétrico. Nunca utilize um micro-ondas – isso pode causar um excesso de calor perigoso e danificar alguns nutrientes. Teste a temperatura colocando um pouco do leite na parte interna de seu braço.
  • Sente-se em uma cadeira confortável e deixe seu bebê em posição semirreta, apoiando sua cabeça. Utilize travesseiros para ajudar a deixar seus braços levantados. Nunca alimente seu bebê com ele deitado, já que isso aumenta o risco de ele engasgar e a possibilidade de uma infecção de ouvido.
  • Incline a mamadeira e deixe o leite preencher o bico - isso impede que seu bebê engula ar. Estimule o reflexo perioral (o ato de procurar o seio) encostando o bico da mamadeira em seus lábios ou bochecha. O bebê deve aceitar a mamadeira e começar a mamar naturalmente. 
  • Assim que o bebê estiver satisfeito, repita o processo dentro de alguns dias para ajudá-lo a se acostumar com a mamadeira.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Desmame do bebê

Desmame do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê