É gratificante para os pais verem a rapidez com que o recém-nascido cresce. Começar o desmame com alimentos sólidos e complementar com leite dará ao bebê a energia e os nutrientes extras necessários para manter um crescimento saudável e feliz.
Geralmente, após o primeiro mês, os bebês ganham uma média de 0,5 a 1 kg por mês durante os primeiros seis meses. O leite materno é o primeiro alimento ideal, mas, após essa fase, leite e alimentos sólidos são necessários para ajudar o bebê a crescer e continuar ganhando em torno de 0,5 kg por mês.
Muitos bebês se satisfazem em esperar até cerca de seis meses para começar o desmame e, nessa idade, eles podem aprender as habilidades necessárias para comer alimentos sólidos muito rapidamente. No entanto, os bebês se desenvolvem em ritmos diferentes, e seu pequeno pode muito bem estar pronto antes dos seis meses. Apenas não comece a apresentar ao bebê outros alimentos além do leite antes dos quatro meses de idade, pois os rins e o sistema digestivo não estarão completamente desenvolvidos.
Começar a comer sólidos é uma fase muito emocionante, pois o bebê aprende a experimentar sabores novos e diferentes.
Se você não souber ao certo quando começar o desmame, peça orientação ao médico. Você também pode dar ao bebê uma colher de desmame para ele segurar e se acostumar com ela antes de tentar alimentá-lo.
Acordar à noite nem sempre é sinal de fome.
Se o seu bebê começar a acordar à noite quando antes dormia a noite toda, isso não será necessariamente um sinal de fome. Os bebês tendem a mudar os padrões de sono por volta dessa idade. O sono varia entre sono profundo e sono mais leve, com breves períodos de excitação em que os bebês acordam e choram por atenção.
Sua equipe médica precisará avaliar o bebê prematuro antes de começar o desmame. Cinco a oito meses após a data real de nascimento do bebê provavelmente é o melhor momento para iniciar o desmame. No entanto, também convém esperar até três meses após a DPP (data prevista do parto) para permitir que a coordenação muscular se desenvolva. Bebês prematuros nessa idade podem não ter um bom controle da cabeça. Assim, é necessário que você verifique se a cabeça e o pescoço do bebê estão bem firmes quando começar a oferecer alimentos sólidos.
Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.