Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Uma rotina de bebê que funciona para você

Ter um bebê é um evento com consequências para toda a vida. As primeiras semanas podem ser uma reviravolta enquanto você e o bebê tentam se adaptar à nova vida. Mas depois de um tempo, uma rotina irá ajudar a ambos.

A rotina com um recém-nascido pode ser bastante difícil e cansativa, mesmo que ele passe a maior parte do tempo dormindo. E depois, tem a alimentação. Um recém-nascido precisa se alimentar a cada três horas, em média. Também leva um tempo para que o bebê se acostume com o dia e a noite; assim, nessa fase inicial, não se preocupe em entrar em uma rotina firme com o bebê. Concentre-se apenas em conhecê-lo estabelecendo a amamentação, entrando em uma rotina de sono, e certificando-se de descansar e cuidar de si mesmo.

Depois de algumas semanas, você então pode pensar em estabelecer uma rotina do bebê. Isso a ajudará a se sentir mais no controle de sua vida e também ajudará o bebê a se sentir mais seguro. A maioria dos bebês sente-se mais confortável sabendo qual é a hora de brincar, comer ou dormir. E para as mães, é muito bom saber que agora têm algum tempo de vez em quando.

Os bebês são todos diferentes

Não há certo ou errado quando o assunto é estabelecer uma rotina. Os bebês são todos diferentes. Introduzir uma rotina para a hora de dormir é um bom começo. Quando seu bebê estiver com dois ou três meses, experimente, no início da noite, dar um banho, uma massagem rápida, uma mamada e cantar uma canção tranquila ou cantiga de ninar. Aos seis meses, você já poderá introduzir uma história e um bichinho de pelúcia para dormir. Você pode estimular seu bebê a dormir mais à noite amamentando-o regularmente durante o dia e mantendo a iluminação suave à noite, evitando muitos estímulos e trocando a fralda somente se necessário. Bons hábitos de sono serão, por muitos anos, benéficos para pais e filhos.

Chupetas

Uma chupeta também pode ajudá-los a se acalmar. Os bebês têm um forte instinto de sucção e a simples ação de sugar será naturalmente relaxante. Tente escolher uma chupeta ortodôntica, que é melhor para o desenvolvimento dos dentes. Lembre-se de esterilizar as chupetas regularmente e fazer isso sempre quando caírem ao chão.

Babás eletrônicas

Embora seja recomendável que o bebê durma no seu quarto durante os primeiros seis meses, em um berço separado, haverá momentos em que você não está no mesmo quarto. É aí que uma boa babá eletrônica pode ajudar. É uma ótima maneira de manter um ouvido no bebê sem se apressar sempre que você ouve um som. Dessa forma, você pode deixar o bebê tentar se acalmar sozinho primeiro, o que o ajudará a estabelecer bons hábitos de sono a longo prazo. 

Não há regras fixas

Apenas lembre-se de que não há regras quando se trata da rotina do bebê. Seu bebê é um indivíduo e pode levar algum tempo para aprender o que funciona para ambos. Não só isso, alguns pais querem uma rotina firme, enquanto outros não sabem como conseguiriam sem uma. Este é o seu bebê, e seu tempo como mãe ou pai. Então, siga seus instintos, e não tenha medo de pedir conselhos se precisar. 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Dicas importantes para estabelecer uma rotina do bebê

Dicas importantes para estabelecer uma rotina do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê