5 minutos de leitura Quando você decide amamentar, talvez pareça que há muito a aprender. Seu corpo foi feito para isso, mas o que você precisa saber de antemão? E quem pode ajudar você? A boa notícia é que você pode começar com o pé direito com um pouco de planejamento e conhecer as pessoas a quem pode pedir ajuda.
Antes de falarmos sobre como se preparar para a amamentação, vamos falar sobre todos os maravilhosos benefícios da amamentação.
Primeiro, é maravilhoso simplesmente conhecer seu bebê. A amamentação permite que você passe momentos preciosos juntos para que ambos desfrutem de uma sensação de proximidade e bem-estar. Seu bebê também se beneficiará das diversas propriedades saudáveis do leite materno. O leite materno ajuda no desenvolvimento cognitivo de seu bebê, desenvolve o sistema imunológico, reduz infecções de ouvido e ocasiona menos distúrbios do estômago e diarréia. Também há muitos benefícios para você. Por exemplo, a amamentação ajuda a diminuir o útero após o nascimento, reduz a taxa de câncer de útero e de mama e ajuda na perda de peso se você amamentar por pelo menos seis meses. Ao iniciar sua jornada de amamentação, tente manter esses benefícios em mente. Pode haver momentos em que as coisas não vão bem, e pode ser útil pensar em um objetivo maior para continuar no caminho certo.
Agora, vamos explorar o lado prático das coisas. Sua jornada de amamentação será única porque não há uma combinação de mãe e bebê como vocês dois, mas toda mãe pode se preparar para que tudo ocorra bem.
A beleza do corpo humano é que nenhum seio é igual. Peça para que um profissional de saúde realize um exame de mama em seu check-up regular de pré-natal para ver o desenvolvimento dos seus seios. Assim, você saberá se são necessários alguns ajustes quando você começar a amamentar. Isso pode ajudar a evitar dificuldades da criança para pegar o peito durante a amamentação.
Muitas mulheres acham útil pensar em quanto tempo gostariam de amamentar antes de começarem. Na verdade, quem estabelece uma meta está mais propensa a amamentar por mais tempo. Tente analisar todos os aspectos da sua vida, desde seu estilo de vida, trabalho, até quanto suporte você tem.
Assim que definir um objetivo, você pode planejar sua amamentação a curto e longo prazo. Isso envolve pensar sobre os aspectos práticos de seus primeiros momentos juntos após o nascimento, ou sobre como você vai se alimentar durante a noite. É também uma chance de pensar sobre o que você fará se as coisas não correrem bem. Por exemplo, se você sentir dor nos mamilos, você pode querer extrair leite com um extrator de leite ou ter um creme para os mamilos à mão, para que você possa se sentir confortável imediatamente.
Passe a primeira hora com o bebê (também conhecida como a “Hora de ouro”) para que os instintos naturais de alimentação se desenvolvam e para que vocês se conheçam. Seu bebê naturalmente tentará engatinhar pelo seu peito e começará a se alimentar.
A forma com que você amamenta também mudará naturalmente ao longo do tempo. Talvez seja útil pensar em coisas como o tipo de extrator de leite que você precisará, se não puder estar presente no horário da amamentação. Por exemplo, um extrator de leite manual é útil quando você está fora de casa e só precisa de algo leve. Por outro lado, se você deseja algo eficiente no trabalho, um extrator de leite elétrico pode ser melhor.
Veja mais abaixo ↓
Você pode precisar de
SCF330/20
Mais conforto, mais leite, fácil de levar onde você quiser*
Sente-se confortavelmente sem se inclinar para a frente enquanto a nossa almofada de massagem suave estimula suavemente o fluxo de leite. A bomba de leite manual Avent tem poucas peças e é fácil de montar, usar e limpar. Leve e compacta, é prática de usar em qualquer lugar.
Conheça todos os benefíciosInfelizmente, este produto não está mais disponível
Agora que você conhece os passos práticos que pode dar para amamentar confortavelmente, vejamos as pessoas que podem ajudá-la a chegar lá. O suporte está sempre presente durante toda a sua jornada de amamentação.
Use seus exames regulares de pré-natal para fazer perguntas sobre as mudanças pelas quais você está passando. Nenhuma pergunta é muito simples ou muito tola. Afinal, tudo é novidade!
Além de planejar o momento do nascimento, você pode usar suas aulas do pré-natal para fazer perguntas sobre a amamentação. É um ótimo momento para definir um objetivo mais adequado para você e conversar com outras mães sobre como você está se sentindo.
Um(a) consultor(a) em lactação é um(a) especialista em amamentação. Eles podem ser médico(a), enfermeiro(a) ou parteira. Se você tiver dificuldades com a amamentação no começo, peça ajuda e tire dúvidas sobre posicionamento, amamentação ou produção de leite.
Nem sempre você pode ter alguém ao seu lado, mas descobrirá que há muitas maneiras de obter ajuda quando estiver em casa também. Muitas mães gostam de usar aplicativos para rastrear as amamentações de seus bebês ou encontrar ajuda em novas comunidades para novas mães. Se você estiver recebendo conselhos de um website ou aplicativo, verifique se ele tem uma fonte médica.
Ao pensar em por que você gostaria de amamentar, planejar com antecedência e conhecer sua equipe de suporte, você já está no caminho certo para uma amamentação bem-sucedida. Há também um grande poder em falar sobre sua experiência de amamentação: os momentos preciosos e os não tão fáceis. Você encontrará muito suporte conversando regularmente com seu profissional de saúde, família, amigos e outras novas mães sobre sua jornada de amamentação.
Deseja receber gratuitamente conselhos e descontos personalizados diretamente na sua caixa de entrada?
You are about to visit a Philips global content page
Continue