Se você estiver amamentação exclusivamente por seis meses e pretende continuar, não estranhe se seu leite e seus seios apresentarem mudanças.
O tamanho dos seus seios permanecerá o mesmo de um a seis meses, enquanto você estiver amamentando, mas a quantidade de tecido mamário diminui significativamente entre seis e nove meses, mesmo que haja apenas uma pequena diminuição na produção de leite.
Quando você chegar a 15 meses de produção de leite (lactação), seus seios voltarão ao tamanho anterior à gravidez.
Conforme seu bebê começa a comer mais sólidos, a demanda por leite materno diminui e, portanto, você naturalmente produz menos.
Embora os seios não precisem ser esvaziados para satisfazer a maioria dos bebês, a drenagem da mama ainda é recomendada. Isso ajudará a evitar complicações de canais obstruídos dolorosos e inflamação.
Se o seu bebê está se desenvolvendo normalmente, você não precisa se preocupar em definir rotinas de amamentação. Ele avisará quando estiver com fome e se precisar de um ou ambos os seios na refeição.
Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.