Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Seu recém-nascido: a primeira hora após o nascimento

Início ›› Seu recém-nascido: a primeira hora após o nascimento

Seu recém-nascido: a primeira hora após o nascimento

Criar um plano de parto é parte importante na preparação para o nascimento do bebê. No entanto, uma coisa à qual as pessoas muitas vezes não dedicam muito preparo é como passar a primeira hora após o nascimento do bebê. Quem deve cortar o cordão umbilical? Você quer que coloquem o bebê sobre a sua barriga? Quer que ele seja limpo antes de curtir o contato direto com a pele? Estas decisões são inteiramente suas. Explore suas opções e crie seu plano antes de compartilhá-lo com seu parceiro e com o profissional de saúde.

Uma das decisões mais importantes é sobre passar a primeira hora aproximadamente com seu recém-nascido a seguir do primeiro contato direto com a pele pós-nascimento.

Pele a pele


Pesquisas mostram que os bebês que mantém contato pele a pele têm frequência cardíaca e temperatura mais estáveis, respiram melhor, apresentam níveis ideais de açúcar no sangue e até mesmo choram menos.

De acordo com especialistas, há nove estágios esperados quando um bebê é colocado em contato direto com pele da mãe após o nascimento:

  1. O choro do nascimento ocorre imediatamente após o parto, enquanto os pulmões do bebê se expandem.

  2. O relaxamento vem rapidamente quando acontece o contato com a mãe direto com a pele, enquanto o bebê se reorienta. Este é um breve período em que o bebê não apresenta movimentos da boca ou das mãos.

  3. O despertar ocorre cerca de três minutos após o nascimento, quando o bebê começa a agitar a cabeça e o ombro, a abrir os olhos e a fazer pequenos movimentos da boca.

  4. Cerca de oito minutos após o nascimento, ocorre um aumento na atividade da boca e de sucção, incluindo reflexo de mais pronunciado. Os olhos do bebê começam a abrir.

  5. Períodos de descanso normalmente seguem períodos de atividade ao longo da primeira hora.

  6. Os movimentos de rastejamento começam cerca de 35 minutos depois do nascimento. O bebê pode usar as pernas e os braços para se mover em direção ao seio.

  7. Os movimentos de rastejamento começam cerca de 35 minutos depois do nascimento. O bebê pode usar as pernas e os braços para se mover em direção ao seio.

  8. Cerca de uma hora após o nascimento, um bebê se prende e suga o seio.

  9. Por fim, começa a se recuperar com um período de sono.

Bebês completam esses estágios em seu próprio ritmo individual e não devem ser forçados, coagidos ou apressados. Se você algum medicamento for administrado durante o trabalho de parto, o bebê pode levar mais tempo para completar os estágios e começar a sugar.

Se você estiver planejando fazer uma cesariana, fale com seu profissional de saúde sobre contato direto com a pele.

App Bebê+ da Philips

App Bebê+

O guia e monitor do seu bebê. Monitore o desenvolvimento do seu bebê e capture os momentos especiais para sempre. Baixe o aplicativo para bebês que ajuda mamães e papais!

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.