1

Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Entenda por que seu bebê está chorando

Início ›› Entenda por que seu bebê está chorando

Entenda por que seu bebê está chorando

Todos adoram um recém-nascido, não é mesmo? Eles são delicados, meigos, fofinhos e têm um cheio tão bom. Recém-nascidos são como pó de fada. Melhoram instantaneamente seu humor e fazem você acreditar em milagres. Ou, pelo menos, é isso o que dizem, certo?

A verdade é que os recém-nascidos podem ser todas essas coisas e, em muitos momentos, eles de fato serão. Mas eles também vão dar trabalho. Será um pouco cansativo. E, às vezes, eles vão chorar por horas e você vai ficar se sentindo desconcertada, cansada e totalmente insegura sobre se você é ou não qualificada para esse trabalho.

"Como seu bebê não sabe dizer o que precisa, a única opção dele é chamar a atenção com uma variedade de gritos e lágrimas."

Além de comer, fazer cocô, dormir e chorar, recém-nascidos não fazem muita coisa. E quando se tem poucas habilidades, você as repete com frequência. O que significa que, mesmo que ele receba todo o carinho, haverá também muitas lágrimas.

Mas por quê? E como você pode ajudar o seu bebê a superar esses acessos de choro, mesmo quando você mesma estiver prestes a chorar?

Por que os bebês choram?


Imagine que você não tivesse como se comunicar com aqueles ao seu redor. Que você estivesse em um novo mundo, cercado por pessoas que parecessem amar e cuidar de você, mas que não falassem sua língua e nem sempre entendessem o que você pensa ou sente. Imagine que você dependesse completamente dessas pessoas para satisfazer todas as suas necessidades: incapaz de se alimentar sozinho ou de fazer qualquer outra coisa. O que você faria para se expressar sempre suas necessidades que não estivessem sendo atendidas? Bem, você provavelmente choraria, é claro.

Seu bebê pode estar chorando porque:

 
  • Está com fome
  • Quer colo
  • Está cansado ou sendo excessivamente estimulado
  • Está entediado
  • Está com a fralda cheia
  • Está muito quente ou muito frio
  • Simplesmente quer um abraço

Para cada um dos potenciais motivos de lágrimas, há algo que você e/ou seu parceiro podem fazer. E, à medida que você se sentir mais confortável em seu papel como mãe, também ficará melhor em distinguir a razão real do choro. Você aprenderá a prestar atenção à sua rotina e a saber que, se um certo número de horas tiver passado desde a última refeição, a fome é provavelmente a razão do choro. Da mesma forma, você aprenderá a verificar a fralda primeiro quando o choro começar. Você vai aprendendo essas dicas e, quando menos esperar, seu bebê estará usando essas lágrimas para se comunicar com você. Para dizer que ele precisa de alguma coisa.

Às vezes eles simplesmente choram.


É claro que também há lágrimas que não têm nenhuma explicação. Particularmente nos primeiros 4 meses de vida, haverá ocasionalmente períodos de choro que parecem não ter solução. Mas é porque não têm mesmo. Às vezes, os bebês simplesmente choram. Assim como você, às vezes, tem dias ruins, seu bebê pode experimentar momentos de maior sensibilidade ou tristeza. Ele também pode estar com gases, seus dentes podem estar começando a crescer ou ele pode simplesmente não estar se sentindo bem. Outras vezes, pode ser que ele apenas queira chorar.

Por isso, saiba que mesmo que não consiga identificar um motivo específico para o choro, isso não significa que esteja fazendo algo errado. Às vezes... os bebês simplesmente choram.

No entanto, se seu bebê estiver chorando mais que o habitual ou se o choro for agudo, entre em contato com o seu médico. Você conhece os hábitos do seu bebê melhor do que ninguém. Então, se notar qualquer coisa incomum como um choro ou um gemido fraco, um padrão diferente de choro ou se estiver parecendo que ele está com dor, não hesite em entrar em contato com o seu médico. Um choro estridente repentino, seguido por um breve silêncio, seguido por mais choro também pode indicar dor.

App Bebê+ da Philips

App Bebê+

O guia e monitor do seu bebê. Monitore o desenvolvimento do seu bebê e capture os momentos especiais para sempre. Baixe o aplicativo para bebês que ajuda mamães e papais!

You are about to visit a Philips global content page

You are about to visit the Philips USA website.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.