Home ›› básico sobre volta ao trabalho: Um guia para retornar ao trabalho após a licença-maternidade

Home ›› básico sobre volta ao trabalho: Um guia para retornar ao trabalho após a licença-maternidade

O básico sobre volta ao trabalho: Um guia para retornar ao trabalho após a licença-maternidade

 

Tempo de leitura: 7 minutos
 

Voltar ao trabalho após a licença-maternidade é uma transição importante que você e seu pequeno farão juntos. Além das mudanças físicas pelas quais seu corpo passou para criar seu lindo bebê, você também viverá novas emoções ao retornar ao trabalho.
Criamos este guia para ajudar a suavizar essa primeira separação do seu bebê. Nele, exploraremos as várias coisas que você pode esperar ao voltar ao trabalho após a licença-maternidade, incluindo:
 

•   Mudanças emocionais
•   Como se preparar com antecedência
•   Como continuar fornecendo leite maternoLembre-se, se você tiver dúvidas ou preocupações restantes, consulte sempre um profissional de saúde, como seu médico ou enfermeiro.

Mudanças emocionais ao voltar ao trabalho após a licença-maternidade

 

Primeiro, vamos ver as diferentes mudanças emocionais que as mães que retornam ao trabalho podem vivenciar. Entre a privação de sono, a exaustão e a separação do seu bebê pela primeira vez, você também estará fazendo a transição de mãe em tempo integral para funcionária em tempo integral.

Com um pouco de preparação e apoio, logo você encontrará o equilíbrio certo para ambas. Aqui estão algumas mudanças úteis para considerar e os ajustes emocionais que você pode esperar fazer, começando do seu primeiro dia de volta ao trabalho após a licença-maternidade:

 

•    Aceite que sentirá falta do seu bebê. Antes de voltar ao trabalho após a licença-maternidade, é importante reconhecer e aceitar que você sentirá falta do seu bebê e ele sentirá falta de você também. Isso é perfeitamente normal e aceitar isso tornará mais fácil entender as diferentes emoções pelas quais você pode passar.

•    Desfrute de mais tempo pela manhã. Outro ajuste que você pode fazer é separar um tempo extra pela manhã para aproveitar o tempo com seu bebê. Planeje com antecedência para que você tenha tempo para alimentar e se conectar com seu bebê antes de sair para o trabalho.

    Leve uma foto ou vídeo do seu bebê para o trabalho. Pode ser útil olhar para um vídeo ou uma foto do seu bebê enquanto você faz a extração de leite no trabalho. (Mas falaremos mais sobre isso e outras dicas de extração depois!)

•    Verifique com frequência com o cuidador do seu filho. Espere fazer mais ligações e enviar mais mensagens de texto do que antes de ter um bebê. Você provavelmente vai querer checar com o cuidador do seu filho ao longo do dia para garantir que tudo está indo bem.

•    Reconecte-se durante os intervalos. Se possível, tente voltar à creche durante o intervalo de almoço para alimentar seu pequeno e aproveitar esse tempo extra de vínculo.

5 maneiras de se preparar para o seu primeiro dia de volta ao trabalho após a licença-maternidade

 

A chave para fazer a transição de volta ao trabalho após a licença-maternidade é a preparação. Desde estabelecer uma rotina de extração de leite até encontrar um cuidador para o seu bebê, a preparação antecipada pode ajudar a aliviar o estresse desnecessário. Abaixo estão nossas dicas para se preparar como uma nova mãe voltando ao trabalho:

1. Escolha o cuidador certo.

 

Para muitas mães que retornam ao trabalho, um dos passos mais importantes é encontrar a babá ou creche certa para o bebê. Saber que ele está com alguém de sua confiança e conforto tornará a volta ao trabalho muito mais fácil.

Dica: Seja um amigo, um membro da família, um centro de cuidados diários ou uma babá, escolha alguém que tanto você quanto seu bebê gostem.

2. Saiba seus direitos.

 

Se você está se sentindo um pouco nervosa sobre voltar ao trabalho após a licença-maternidade e fazer a extração de leite no escritório, fique tranquila, pois a lei está do seu lado. De acordo com a CLT, a mulher tem direito, durante a jornada de trabalho, a 2 descansos especiais de meia hora cada um para amamentar seu filho até que ele complete 6 meses de idade.

Dica: Considere conversar com o departamento de recursos humanos antes de voltar ao trabalho para saber sobre as políticas da sua empresa.

3. Comunique-se com seu chefe.

 

A comunicação é fundamental para que você se sinta confortável antes de voltar ao trabalho e para manter seu empregador informado sobre o que ele pode esperar do seu retorno. Converse com seu empregador com antecedência se você planeja extrair leite no trabalho para estabelecer um local e horário designados antes de retornar.

4. Tenha sua rede de apoio emocional e de saúde em vigor.

 

Informe ao seu profissional de saúde, amigos e familiares que você está voltando ao trabalho. Manter todos informados facilitará para você pedir uma conversa ou apoio se necessário. Uma boa comunicação e uma rede de apoio confiável e carinhosa são fundamentais em cada etapa da sua jornada.

5. Se você está amamentando, estabeleça sua rotina de extração de leite.

 

Em seguida, crie um plano de extração de leite antes de voltar da licença-maternidade. A preparação pode incluir com que frequência você irá extrair, onde e como fará a extração. Aqui estão algumas dicas principais para ajudar você a começar quando decidir voltar ao trabalho após a licença-maternidade:


•    Em geral, você pode esperar extrair leite tantas vezes quanto amamentaria seu bebê.
•    Nos primeiros meses de vida, isso é cerca de oito a 12 vezes em 24 horas.
•    Embora todas as mães sejam diferentes, a extração de leite geralmente leva de 10 a 15 minutos, uma vez que você esteja confortável com o extrator de leite.
•    Para ajudá-la a se sentir relaxada, você pode levar uma foto ou assistir a um vídeo do seu bebê no seu celular enquanto faz a extração.

 

Dica: Precisa de um extrator de leite antes de voltar ao trabalho após a licença-maternidade? Experimente o extrator manual de leite da Philips Avent. Ele é leve e compacto, além de proporcionar uma rápida extração, tornando-o ideal para levar ao trabalho. Além disso, possui uma almofada de massagem macia que estimula suavemente o fluxo de leite.


 

Como a maioria das mães que voltam ao trabalho após a licença-maternidade, você provavelmente experimentará mudanças emocionais que nunca sentiu antes. No entanto, com preparação antecipada, você já estará um passo à frente.

Esperamos que este guia te ajude a fazer as mudanças necessárias e a estabelecer uma rotina que funcione para você, como mãe que trabalha, e para o seu bebê. Se você quiser mais conselhos sobre como navegar na parentalidade, leia nosso guia para pais, que pode ajudá-la em sua jornada de parentalidade.

App Bebê+ da Philips

App Bebê+

O guia e monitor do seu bebê. Monitore o desenvolvimento do seu bebê e capture os momentos especiais para sempre. Baixe o aplicativo para bebês que ajuda mamães e papais!

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.