Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Ficar em casa ou voltar ao trabalho?

Início ›› Ficar em casa ou voltar ao trabalho?

Ficar em casa ou voltar ao trabalho?

Vamos encarar: todos os pais trabalham. A criação de um filho ou vários filhos é uma tarefa em tempo integral e sem folgas. Independentemente de você estar desfrutando de licença maternidade ou paternidade, a decisão de retornar ao trabalho ou ficar em casa não deve ser encarada como banalidade.

Se você estiver em dúvida sobre retornar ao trabalho, aqui estão alguns pontos a considerar:

1. Suas finanças


Em primeiro lugar: seu orçamento familiar pode se ajustar a uma diminuição da renda? Se quiser ficar em casa e não conseguir descobrir isso seria possível, sente-se e dê uma boa olhada para onde seu dinheiro vai todo mês. Veja se há maneiras de fazer alterações que tornem possível ficar em casa.

2. Opções de cuidados com as crianças


Considere o custo do serviço de babá ao fazer seu orçamento. Seu trabalho fará com que você gaste mais do ganha, acabando com seu salário? Há listas de espera na creche de seu interesse? Seria mais barato contratar alguém para trabalhar na sua casa? Você tem um trabalho flexível que permite que você leve o bebê durante os primeiros meses?

3. Opções de trabalho


Você poderia trabalhar de casa algumas horas ao dia ou mesmo o dia todo? Você poderia retornar ao trabalho em meio período em vez de em tempo integral? O compartilhamento de trabalho (quando duas pessoas dividem as horas e as tarefas em um trabalho) é uma opção? Seu empregador está disposto a permitir que você trabalhe em horários flexíveis?

4. Progressão de carreira


Como a ausência do trabalho afetará sua carreira? Algumas pessoas consideram a "sequenciamento", deixando o mercado de trabalho remunerado enquanto os seus filhos são pequenos e reingressando mais tarde, quando os filhos chegarem à idade escolar.

Lembre-se: a escolha é sua


Talvez, antes de o seu bebê chegar, você tivesse a intenção de voltar ao trabalho, mas, agora que ele está aqui, não pode imaginar deixá-lo todos os dias. Ou talvez as exigências do seu trabalho não sejam compatíveis com ter uma família e você precise mudar de cargo ou ficar em casa. Ou talvez você tenha decidido, mesmo antes do nascimento, que queria ficar em casa. Seja qual for a sua situação, a tomada de decisões tem que ser planejada para você e para o bem-estar da sua família.

Escrito por Michelle, instrutora de parto, consultora de lactação e mãe de 4 crianças agitadas**

App Bebê+ da Philips

App Bebê+

O guia e monitor do seu bebê. Monitore o desenvolvimento do seu bebê e capture os momentos especiais para sempre. Baixe o aplicativo para bebês que ajuda mamães e papais!

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.