1

Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Como retirar leite com a bomba (se necessário)

Início ›› Como retirar leite com a bomba (se necessário)

Como retirar leite com a bomba (se necessário)

Muitas mães não veem a hora de começar a tirar leite com a bomba, mas geralmente é recomendado esperar até que o bebê tenha um mês de idade. Isto dá ao seu corpo a oportunidade de estabelecer um suprimento de leite que corresponda exatamente às necessidades do seu bebê e evita trabalho extra.

Por que extrair leite

1. O bebê não ganha peso suficiente


Se o seu médico disser que é preciso aumentar o suprimento de leite, é hora de bombear. Devido a nascimento prematuro ou pouco peso ao nascer, alguns bebês não conseguem sugar todo o leite. Eles precisam ser paparicado com um pouco mais de leite. Nesse caso, você deve tirar leite com a bomba diariamente, após cada amamentação, por 5 a 10 minutos. Todo o leite retirado no mesmo dia pode ser misturado no mesmo saco de armazenamento ou mamadeira. Não deixe de anotar a data.

2. Seus mamilos ou seios doem muito


Se não conseguir amamentar seu bebê por causa de dor no mamilo, pode usar a bomba e alimentá-lo com uma colher ou um copo. Converse com uma consultora de lactação para verificar a pega do bebê. Em alguns dias, você poderá amamentar novamente.

Se os seus seios doerem devido ao ingurgitamento, quando o seu leite vem pela primeira vez, você pode bombear um pouquinho, o suficiente para deixar seus seios mais macios (mas não tanto que estimule a produção exagerada de leite).

3. Você não pode amamentar


Se você tiver uma infeção como hepatite, lesão sifilítica ou HIV, a amamentação não será permitida. Nesse caso, você pode recorrer a um banco de leite materno, que existem em muitos países. A OMS recomenda que os bancos de leite sejam a primeira opção antes da fórmula, que tem apenas 40 contra os mais de 200 do leite materno. Além disso, a fórmula é feita com leite de vaca, ao qual alguns bebês são intolerantes.

Como escolher uma bomba


O que considerar antes de comprar uma bomba:

 

  • Quanto você deve gastar em uma bomba?
  • Com que frequência planeja usá-la?
  • Qual é a idade do seu bebê/quanto leite você irá bombear?
  • Quão acessível e portátil a bomba precisa ser (ou seja, você precisa carregá-la para o trabalho todos os dias)?
  • Quais bombas suas amigas usam?
  • Quer alugar uma bomba?

 

Uma vez que tenha comprado a bomba, certifique-se de ler as instruções do fabricante antes de usá-la. A maioria das bombas precisa ser esterilizada antes do uso, o que pode levar algumas horas. Se você estiver usando uma bomba alugada, deve ter seu próprio kit pessoal da bomba. Não compartilhe uma bomba a menos que ela esteja no hospital e a equipe médica troque todos os tubos.

Como começar a bombear

 

  • Comece extraindo um pouco de leite com as mãos primeiro. Massageie o seio por alguns minutos.
  • O flange precisa ser do tamanho certo para seu mamilo e deve ser colocado uniformemente no bico.
  • Comece com o ajuste de nível de sucção mais baixo e aumente lentamente.
  • Não desanime se não sair quase durante as primeiras sessões de bombeamento. Seu corpo precisa de algumas sessões para reagir à demanda mais alta.
  • Bombear leite em uma mama enquanto amamentar na outra é uma estratégia eficaz para muitas mulheres.
  • Relaxe enquanto bombeia. Tente não ver o leite saindo. Imagens guiadas podem ajudar, por exemplo, imaginar uma cachoeira. Estudos mostram que isso pode aumentar o fluxo de leite em 40%.

Como alimentar e servir o leite materno extraído com bomba


Se você for der esse leite ao bebê dentro de quatro horas, pode deixá-lo fora da geladeira e servir a temperatura ambiente. Caso contrário, refrigere-o por até quatro dias e, se ainda não utilizar, congele.

Servir o leite extraído para o bebê


Primeiro, considere servir em um copo em vez da mamadeira. Não existe bico de mamadeira igual ao seio. Os bebês alimentados com mamadeira (seja com fórmula ou com leite materno extraído) podem alterar a auto-regulação do consumo, contribuindo para a obesidade posterior, e podem começar a preferir a sensação e o fluxo da mamadeira (em vez do mamilo mais macio da mãe).

You are about to visit a Philips global content page

You are about to visit the Philips USA website.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.