Tempo de leitura: 10 minutos Seja sua primeira vez amamentando ou se você está determinada a evitar a dor desta vez, preparar-se para problemas comuns ao amamentar é importante tanto para a mãe quanto para o bebê. Para algumas mães, pode ser um pouco doloroso, por isso, saber como aliviar a dor nos mamilos durante a amamentação pode ajudar a tranquilizá-la.
Se você está enfrentando problemas com a pega, mamilos rachados ou outros problemas relacionados à amamentação, você não está sozinha. Por isso, reunimos estas dicas para ajudar a responder às dúvidas comuns sobre o assunto, para que você possa passar menos tempo se preocupando e mais tempo aproveitando o vínculo especial entre você e seu bebê.
Dica: Estamos aqui para ajudar a entender como aliviar e evitar a dor nos mamilos durante a amamentação, mas nosso conselho não substitui o de um profissional de saúde. Sempre consulte seu médico se tiver preocupações sobre problemas relacionados ao assunto.
Fazer o bebê se encaixar corretamente pode levar um tempo para aprender, e dificuldades com a pega são uma das causas mais comuns de dor na amamentação – mas seja gentil consigo mesma: vocês dois vão conseguir.
Se o seu bebê não conseguir fazer a pega correta em seu seio, é importante buscar ajuda, pois seu suprimento de leite pode diminuir se o encaixe não for adequado. Para ajudar, siga essas dicas de amamentação:
• Crie um ambiente tranquilo. O segredo para uma sessão de amamentação confortável é estar calma e relaxada. Deite-se em sua cama com travesseiros ou sente-se em uma cadeira confortável.
• Abrace seu bebê pele a pele. Coloque o bebê no seu peito nu, entre seus seios, para um contato relaxante pele a pele.
• Não force o encaixe. Deixe o seu bebê liderar durante as sessões de amamentação. Você pode orientar e apoiar seu recém-nascido, mas definitivamente não deve forçar o encaixe.
• Encontre uma posição confortável. Às vezes, o truque é saber quais posições funcionam e quais não funcionam. Explore diferentes posições de amamentação que podem ajudar seu bebê a fazer a pega correta.
• Use uma boa técnica de encaixe. Comece tocando o seu mamilo no nariz do bebê para ativar seus sentidos. Isso ajudará seu bebê a abrir a boca bem larga, o que pode ajudar a colocar mais da sua aréola na boca dele.
Nos primeiros dias, é bastante comum sentir uma certa sensibilidade nos mamilos. A dor nos mamilos durante a amamentação pode estar ligada a várias causas, desde a sensibilidade da pele até uma posição inadequada. • Aplicar leite materno nos mamilos. Isso mesmo, você pode usar seu próprio leite materno para aliviar os mamilos rachados. Simplesmente aplique algumas gotas de leite materno nos mamilos e deixe secar ao ar. • Incentivar o fluxo de leite antes das mamadas. Aplique compressas mornas na área e extraia um pouco de leite antes de amamentar para ajudar a estimular o fluxo.
Outro problema comum entre as mães que optam por amamentar são os mamilos rachados, frequentemente causados por uma pega superficial. Isso ocorre quando o bebê não pega a quantidade suficiente de tecido da mama e acaba chupando apenas o seu mamilo.
Algumas das maneiras mais eficazes de aliviar e proteger os mamilos para que você possa amamentar confortavelmente incluem:
Dica: Se você estiver extraindo seu leite materno, seja para evitar a dor durante a amamentação ou apenas para dar a si mesma uma pausa, certifique-se de ter todos os equipamentos corretos. Garanta que seu leite extraído esteja em boas condições para o seu bebê, utilizando garrafas de boa qualidade e um aquecedor adequado – afinal, o leite materno não está frio quando o bebê o consome!
• Proteger os mamilos doloridos com protetores de mamilos. Se a amamentação estiver dolorida, por que não aliviar um pouco a dor com protetores de mamilos? Eles podem ajudar a aliviar o desconforto durante a amamentação. Aplicar creme para mamilos após a mamada também pode ajudar a acalmar e hidratar a área.
• Usar conchas de seios para evitar atrito nos mamilos entre as mamadas. Use as conchas dentro do seu sutiã para ajudar a prevenir a irritação nos mamilos e para coletar o excesso de leite materno. Você também pode usar absorventes de seio para manter sua roupa sem manchas.
• Posicionar seu bebê confortavelmente. Muitas vezes, a solução para a dor nos mamilos durante a amamentação pode ser tão simples quanto usar um travesseiro para elevar seu bebê ou mudar o ângulo de como ele se encaixa no seu mamilo.
• Pedir ajuda. Se as rachaduras não cicatrizarem ou se você tiver mais dúvidas, entre em contato com seu médico para obter ajuda.
3. Candidíase • O truque do "agarramento em tesoura". Restrinja o fluxo de leite usando gentilmente os dedos em forma de tesoura no seu mamilo enquanto amamenta. 7. Mamilos planos ou invertidos • Use os dedos. Tente usar seus dedos para estender os mamilos. 8. Freio da língua
Mamilos vermelhos e doloridos que coçam podem ser um sintoma de candidíase. Se seus mamilos estiverem infectados com candidíase, seu bebê pode estar sofrendo de candidíase oral.
Entre em contato com seu médico se achar que tem candidíase. Se ele confirmar que a candidíase é o problema, geralmente poderá tratá-la com medicamentos antifúngicos. Tanto a mãe quanto o bebê devem ser tratados.
4. Dutos de leite bloqueados
Você pode ter dutos de leite bloqueados se estiver sofrendo com seios doloridos, duros e quentes. Essa condição pode ser muito dolorosa, mas pode ser tratada em casa com bastante descanso, amamentando do lado afetado para desobstruir o bloqueio e aplicando calor na área.Extrair leite manualmente também pode ajudar a desobstruir o bloqueio, e o uso de analgésicos pode ajudar a aliviar qualquer desconforto (consulte seu médico para saber o que pode tomar durante a amamentação). Entre em contato com seu médico se continuar sentindo dor 48 horas após o início.
5. Mastite
A mastite é uma condição dolorosa que pode ser causada por uma infecção bacteriana ou drenagem inadequada da mama. A mama afetada ficará dura e quente ao toque, aparecerá vermelha e inflamada, e você pode sentir uma sensação de queimação durante as mamadas. A mastite frequentemente é acompanhada de sintomas semelhantes aos da gripe.Entre em contato com seu médico se achar que está sofrendo de mastite, pois, às vezes, antibióticos são necessários para combater a infecção. Use compressas quentes, beba bastante água, descanse e continue amamentando do seio afetado para acelerar a recuperação. Seu médico pode recomendar analgésicos para o desconforto.
6. Problemas na amamentação devido ao bebê tossindo
Seja sua primeira vez amamentando ou uma nova jornada de amamentação, é comum produzir um fluxo forte de leite ao estabelecer a produção. O fluxo rápido de leite pode estar fazendo seu bebê engasgar, tossir ou regurgitar leite durante as mamadas.Essa reação geralmente desaparece conforme a produção de leite se estabiliza, mas se você estiver preocupada com o seu suprimento de leite ou com a quantidade de leite que seu bebê deve consumir, pode sempre consultar seu médico para obter orientação.
Enquanto isso, algumas técnicas que podem ajudar seu bebê e você a evitar problemas de amamentação são:
• Deitar-se enquanto amamenta ou extrai leite. Você pode achar útil tentar uma posição deitada enquanto amamenta seu bebê para ajudar a diminuir o fluxo de leite. Outra dica para diminuir o fluxo é tentar extrair um pouco de leite antes de começar a amamentar.
Como seu bebê precisa se encaixar completamente no mamilo e na mama para amamentar com sucesso, mamilos invertidos ou planos exigem um pouco de ajuda extra para garantir que seu bebê se encaixe corretamente. Você não está sozinha: até 10% das mulheres enfrentam esse problema de amamentação. Se você tiver mamilos planos ou invertidos, siga estas dicas úteis de amamentação:
• Use protetores de mamilos. Os protetores podem ajudar seu bebê a se encaixar se ele tiver dificuldade com o formato do seu mamilo. No entanto, eles podem reduzir a quantidade de leite que o bebê consegue retirar durante a amamentação, por isso, é melhor usá-los apenas quando necessário.
• Fale com seu médico. Se você estiver preocupada com seus mamilos, sempre pode pedir conselhos ao seu médico.
Alguns bebês nascem com um pedaço de pele excessivamente apertado conectando o assoalho da boca ao fundo da língua. Isso é conhecido como "freio da língua curto" e pode causar problemas durante a alimentação.
Se você acha que seu bebê tem o freio da língua curto ou se está enfrentando problemas contínuos durante a alimentação, entre em contato com seu médico para diagnóstico e tratamento. O freio da língua curto frequentemente causa dor nos mamilos, baixa produção de leite e ganho de peso lento.
Nunca ignore a dor durante a amamentação
Quando você é uma mãe de primeira viagem, é fácil focar toda a sua atenção no seu bebê. Mas se amamentar estiver dolorido, é importante reservar um tempo para cuidar de si mesma também. Faça todas as perguntas que precisar sobre a amamentação, siga essas dicas e aproveite cada momento de proximidade com seu filho.
You are about to visit a Philips global content page
Continue