O que é pressão positiva contínua nas vias aéreas?


Você fez o estudo do sono e ouviu as palavras “você tem apneia do sono”. Para muitas pessoas, a próxima etapa é se instalar em um aparelho CPAP, um dispositivo que fornece pressão positiva contínua nas vias aéreas. E embora o CPAP seja considerado o tratamento mais eficaz para apneia do sono, a maioria das pessoas não sabe como o tratamento funciona para ajudar a promover uma noite de sono melhor e reduzir os efeitos secundários de risco da apneia do sono, como derrame e hipertensão arterial.

 

Em poucas palavras, o CPAP pode manter suas vias aéreas abertas enquanto você dorme, ajudando a respirar melhor, de acordo com os National Institutes of Health.

 

Quando alguém com apneia do sono relaxa e dorme, a língua ou o véu palatino na boca desloca-se e bloqueia as vias aéreas, diz o Dr. Murray Grossan, otorrinolaringologista especialista em Los Angeles. Esse bloqueio pode reduzir a quantidade de oxigênio que o corpo recebe, o que pode levar a uma série de problemas de saúde.

 

“O corpo naturalmente compensa a redução do ar aumentando a pressão arterial para fornecer ao cérebro a quantidade adequada de oxigênio”, diz Grossan. “O refluxo gástrico também pode ocorrer pois o diafragma pressiona o estômago para obter mais ar. A obesidade também é um risco, pois a fadiga associada à falta de sono adequado faz com que o seu corpo queira mais alimento, que ele usará para obter energia.”

 

O CPAP fornece ar para o corpo por meio de um dos vários tipos diferentes de máscara que cobrem o nariz e/ou a boca. Técnicos especializados trabalham com pacientes com apneia do sono para encaixar a máscara e encontrar a pressão que proporcione os melhores resultados.

 

“Quando você inspira, o aparelho CPAP sopra ar suavemente através de um tubo para dentro da máscara. O ar pressiona as paredes das vias aéreas para mantê-las abertas”, observa o Dr. Cong Thu Nguyen, otorrinolaringologista e médico do sono no Houston Sinus & Allergy. “Quando você expira, o CPAP continua soprando ar suavemente pelo tubo para manter as vias aéreas abertas e para empurrar o ar exalado e o dióxido de carbono através dos orifícios na máscara.”

 

Esse suprimento constante de ar, que Grossan disse ser administrado intermitentemente a uma pressão suficiente para superar o bloqueio, ajuda a manter as vias aéreas abertas para garantir que o corpo esteja adequadamente oxigenado.

 

O CPAP também pode ajudar a reduzir, ou até mesmo eliminar os roncos.

 

Quando a língua ou o véu palatino bloqueia as vias aéreas, o véu palatino vibra contra a parte traseira da garganta quando o paciente com apneia do sono tenta respirar. “Isso causa o som do ronco”, diz Nguyen. Como o CPAP abre as vias aéreas e remove o bloqueio, não há nada a vibrar e causar o ronco.

 

“Depois de uma semana usando o CPAP, a maioria das pessoas percebe a enorme diferença de energia e vitalidade e, como resultado, não sonharia em voltar a um modo de vida sem CPAP”, afirma Grossan.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.