1
Produtos

Você acha que tem apneia do sono? O que fazer a respeito

 

Se o seu parceiro reclamar de que você está ficando cansado ou acorda com frequência com a boca seca ou dor de garganta, você pode ter apneia do sono.

 

A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente perigoso que pode levar à parada e ao início repetido da respiração. Essa condição pode levar a uma alta pressão arterial e a um maior risco de problemas cardíacos, de acordo com a   Clínica Mayo.

 

Somente o seu médico pode diagnosticar a apneia do sono, mas um simples teste do programa Save Our Sleep da Philips para salvar nosso sono pode ajudá-lo a determinar seu risco potencial e oferecer possíveis fatores de risco, como peso e idade, para conversar com o seu médico.

 

Se a pontuação do questionário indicar que você tem risco de apneia do sono, que você ronca ou sente cansaço, ou que sente a boca seca e/ou dores de garganta com frequência, agende uma consulta com seu médico. Você pode ter que se submeter a um estudo do sono para diagnosticar a apneia do sono e determinar a gravidade.

 

Se você for diagnosticado com apneia do sono, seu médico pode prescrever um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), que é a maneira mais popular e confiável de tratar a apneia do sono, de acordo com a clínica Mayo. Um aparelho de de CPAP incorpora uma das várias opções de máscara diferentes para evitar apnéia e ronco, mantendo as vias aéreas abertas durante o sono.

 

No entanto, os pacientes também podem incorporar certas técnicas de autotratamento para tratar a apneia do sono, especialmente casos menos graves, segundo a clínica Mayo. Portanto, não se surpreenda se o seu médico recomendar que você incorpore um ou mais deles ao seu estilo de vida enquanto estiver sendo avaliado ou tiver sido diagnosticado com apneia do sono:

 

Perder peso.  Para aqueles com sobrepeso ou obesos, perder até mesmo um pouco de peso pode ajudar a aliviar a constrição das vias aéreas.

 

Evite álcool, calmantes e remédios para dormir.  Álcool e/ou determinados medicamentos podem piorar a apneia do sono obstrutiva e a qualidade do sono.

 

Durma de lado ou com o abdômen para baixo.  Dormir de costas pode fazer com que sua língua e seu palato mole fiquem contra a parte de trás da garganta e bloqueiem as vias aéreas. Para evitar dormir de costas, tente costurar uma bola de tênis na parte de trás da parte de cima de seu pijama.

 

Mantenha as passagens nasais abertas enquanto dorme.  Se você tiver congestão, pergunte ao médico sobre sprays nasais de solução salina, descongestionantes e outros medicamentos para ajudar a manter as passagens nasais abertas.

 

Além disso, não se esqueça da apneia do sono posicional. Estude.  Pergunte ao seu médico se o seu estudo de sono mostrou o diagnóstico de OSA posicional. Você ronca mais de costas do que de lado? A sua posição de sono tem algo a ver com a apneia do sono? 

 

 

Você acha que pode ter apneia do sono?