1
Produtos

osa side effect masthead

O efeito colateral da Apneia do Sono de que ninguém fala

 

Há vários efeitos colaterais do Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) que seu médico pode perguntar em sua próxima visita – fadiga diurna, ronco e despertar com a boca seca – mas há outro efeito colateral da SAOS que ninguém pode estar trazendo e que pode afetar seriamente sua vida pessoal. Estamos falando de disfunção erétil (DE). A SAOS está entre os fatores de risco menos estudados na disfunção erétil. Portanto, mesmo que você tenha ido ao seu médico com um problema de DE em primeiro lugar, ele pode nem ter mencionado apneia do sono. Eles provavelmente são mais propensos a perguntar sobre seus níveis de estresse e como isso pode afetar sua vida sexual. E do outro lado da equação, o seu médico do sono pode ter ouvido falar das associações entre a SAOS e a função sexual de um homem, mas se ele ou ela não mencioná-la, você pode não pensar que existe uma correlação.

 

Mas, esse efeito colateral é tão importante para ser resolvido como todos os outros sérios riscos à saúde que você pode estar enfrentando com a SAOS. Como a SAOS é mais estudada e encontrada em pacientes com DE, os pesquisadores estão descobrindo que, quando a SAOS é tratada com o CPAP, é possível ajudar com a DE.

 

Um estudo de 2009 fora da Alemanha descobriu que a SAOS foi diagnosticada em mais de 90% dos sujeitos do estudo que tinham DE. Esses pesquisadores suspeitaram que a disfunção sexual era causada pelos baixos níveis de oxigênio no sangue oriundos dos efeitos da apneia do sono. Um estudo de 2018 da prevalência de DE em pacientes do sexo masculino com SAOS na faixa etária de 18 a 70 anos de idade, descobriram que 51% dos pacientes com diagnóstico de SAOS estavam apresentando disfunção erétil. A boa notícia é que os pesquisadores avaliaram como três meses de tratamentos com CPAP impactaram a função sexual dos homens, bem como sua satisfação sexual e perfis psicológicos. Houve aumentos significativos na função erétil, satisfação sexual e na satisfação geral relatada pelo homem após o tratamento com CPAP.

 

Então, o que a SAOS e a respiração à noite têm a ver com a sua função sexual? Pode ter relação com oxigênio insuficiente no sangue, como mencionado anteriormente, o que pode afetar a função sexual. Também é um problema relacionado à testosterona. No estudo de 2018, os homens que tiveram problemas de DE apresentavam níveis de testosterona mais baixos. Durante o sono de movimentos rápidos dos olhos (REM), os níveis de testosterona estão no pico. Quando um homem não está recebendo aquele sono REM importante porque está lidando com sono fragmentado e oxigênio inadequado devido à SAOS, seus níveis de testosterona caem, o que poderia resultar em disfunção erétil se não for resolvido, sugere esse estudo recente. Os homens que receberam o tratamento com CPAP observaram pequenos aumentos em seus níveis de testosterona no acompanhamento de três meses.

 

É importante lembrar que a respiração desordenada pelo sono afeta todo o corpo, em particular, os sistemas vasculares e hormônios que regulam a função sexual do corpo. Com o tratamento com CPAP oferecendo resultados promissores para o tratamento da SAOS, pergunte ao seu médico se a SAOS poderia ser um fator com esse problema de função sexual.

Você acha que pode ter apneia do sono?

Isenção de responsabilidade

 

Estas informações não se destinam a substituir o aconselhamento de um médico treinado e são fornecidas a você apenas com base em informações gerais e não como uma substituição ao aconselhamento médico personalizado. A Philips se isenta de qualquer responsabilidade pelas decisões tomadas com base nessas informações.