Roncar é sempre um sinal de apneia?

 

Roncar é frequentemente um sintoma da apneia do sono, um distúrbio potencialmente perigoso em que uma pessoa repetidamente para e começa a respirar enquanto dorme. Mas roncar sempre indica apneia do sono?

 

De acordo com o Vancouver Sleep and Breathing Center, uma média de 30% dos adultos acima dos 30 anos roncam, e 40% dos adultos acima dos 40 anos roncam. Da população total que ronca, cerca de 28% também vivenciam apneia do sono.

 

Se alguém disser que você ronca muito, a melhor forma de determinar se está em risco de desenvolver apneia do sono é consultar o seu médico. Este teste online é um bom ponto de partida.

 

No entanto, os médicos apontam que outros fatores além da apneia do sono podem levar a ruídos altos causados pelo ronco.

 

Músculos fracos da garganta

 

Músculos fracos na garganta podem levar a vias aéreas bloqueadas quando você dorme, afirma o Dr. Murray Grossan, otorrinolaringologista especialista de Los Angeles. Esse bloqueio pode encadear uma cacofonia de roncos.

 

Fonoaudiólogos usam exercícios para a garganta para fortalecer os seus músculos e tornar o tecido mais rígido e com menos gordura. Soprar forte pela boca pode ser terapêutico. Qualquer forma de sopro forte, como tocar uma trombeta ou encher um balão, fortalece os músculos da garganta e reduz o ronco.

 

Cantar também pode ajudar

 

Pesquisadores da University of Exeter no Reino Unido descobriram que cantar por 20 minutos por dia pode reduzir significativamente o ronco.

 

“Cantar pode tornar os músculos da garganta mais fortes”, diz Grossan.

 

A ponta do seu nariz

 

Seu nariz tem uma válvula localizada onde a ponta se une à parte “dura”. “Na infância, a ponta nasal é alta e aberta”, disse Grossan. Mas à medida que você envelhece, essa ponta cai.

 

“Quanto mais baixa a ponta, mais bloqueio há ao respirar enquanto dorme”, afirma Grossan, e sugeriu um método não cirúrgico de levantar a ponta do nariz para abrir as vias aéreas: prenda uma tira de 4 polegadas de fita de qualidade médica de ½ polegada na parte inferior da ponta do nariz. “Coloque a fita sobre a frente do nariz, até a área entre os olhos. Certifique-se de levantar suavemente a sua ponta para abrir as vias aéreas e, em seguida, prenda a fita”, completa.

 

Infecções nasais ou de garganta

 

Uma infecção nasal frequentemente inflama o tecido da garganta, especialmente as costas e as laterais da garganta onde as amígdalas estão localizadas. “Se as amígdalas incharem, as vias aéreas são afetadas e as pessoas roncam”, disse Grossan.

 

Massagem e lavagem ajudam. Dispositivos domésticos que usam água morna para criar um fluxo pulsante podem lavar e massagear as amígdalas e a garganta. “A ação de massagem reduz o tamanho do tecido inchado e ajuda a tornar-se firme novamente”, ele diz.

 

Desvio de septo

 

Dr. Houtan Chobaki, cirurgião plástico facial em Washington, D.C., observou que um septo com desvio é uma das causas mais comuns de bloqueio nasal que desencadeia o ronco.

 

A cirurgia é a melhor opção para abrir as passagens nasais e minimizar o ronco relacionado a bloqueios ósseos e/ou cartilagem no nariz, ele diz. “Até os pacientes mais jovens, que não estão acima do peso, podem roncar. E se eles não tiverem apneia do sono, esse grupo geralmente se beneficia mais com uma cirurgia nasal.”

Você acha que pode ter apneia do sono?

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.