1
Produtos

Você sente falta de sonhar? A apneia do sono pode ser a culpada

 

Voar pelo ar, perder os dentes, aparecer nu em uma festa... Talvez esses não sejam seus sonhos favoritos, mas se você sofre de apneia do sono, você pode sonhar menos do que o resto de nós.

 

João Molinari Jr., 37 anos, de Curitiba, Brasil, estava tendo problemas para ter uma noite repousante de sono e lembrar dos seus sonhos. Ele participou de um estudo e foi diagnosticado com apneia do sono, que era o que estava afetando sua capacidade de sonhar.

 

“Meu diagnóstico de apneia do sono mostrou que apenas 9% do meu sono era profundo e repousante que acontece durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), onde você sonha”, disse Molinari. “Eu mal sonhava ou lembrava de ter sonhado na noite anterior.”

 

Um estudo na revista Clinical Sleep Medicine  descobriu que em um grupo de teste de 393 pessoas, mais de 70% que não tinham apneia do sono eram capazes de recordar seus sonhos, mas aqueles com apneia do sono grave tinham uma incidência significativamente menor de recordar os sonhos.  Como as pessoas com apneia do sono não desfrutam de um tempo substancial em REM, elas sonham menos.

 

“Há três estágios: vigília, sono não REM e sono REM”, disse o Dr. Lee Shangold, especialista em medicina do sono da ENT & Allergy Associates em Port Jefferson, N.Y. O sono não REM é cerca de 80% do sono e, para a maioria dos adultos, o sono REM é de cerca de 20%. Podemos sonhar no estado não REM, mas a maioria dos nossos sonhos são durante o REM.

 

Pessoas com apneia do sono nunca entram no sono REM ou são acordadas por causa da obstrução da via aérea e voltam para um estágio mais leve de sono.

 

“A resposta normal para qualquer um quando para de respirar é que o cérebro o acorda. Assim, a apneia do sono, especialmente quando é grave, pode fragmentar o sono significativamente”, disse a Dra. Amy Blanchard, diretora médica do Centro de distúrbios do sono Georgia Regents.

 

“Toda vez que você para de respirar, o que em algumas pessoas pode ser de 60 a 80 vezes por hora, seu cérebro acorda. Toda vez que seu cérebro acorda, ele tem que se acalmar para voltar ou não depois de um longo período de tempo a ter o sono onde ocorrem os sonhos.”

 

Por outro lado, pessoas com apneia do sono moderada podem ter sonhos mais vívidos e ruins— seu sono REM é interrompido pela sensação de sufocamento, levando a sonhos mais negativos e emocionalmente carregados.

 

Como incorporamos o que está acontecendo ao nosso redor em nossos sonhos, se a campainha tocar, por exemplo, podemos incorporar isso; da mesma forma, se você está se engasgando ou se está ofegante, essa sensação pode aparecer em seus sonhos, explicou Shangold.

 

Mas uma vez que os pacientes são tratados da apneia do sono e suas vias aéreas são abertas com um dispositivo CPAP, por exemplo, eles ficam mais aptos a entrar no sono REM e sonhar novamente.

 

Durante o tratamento, eles podem até experimentar um fenômeno chamado retomada REM — ou a reação do corpo de permanecer no estágio REM por mais tempo do que o normal para “compensar” ter sido privado de sono REM ou sono profundo. “Alguns pacientes no laboratório terão períodos prolongados de sono com sonhos — 30% a 40% da noite. Sendo assim, eu advirto os pacientes quando eles vão para casa com o CPAP de que eles podem ter muitos sonhos no início, mas que isso vai diminuir com o tempo”, disse Blanchard. “A maioria das pessoas fica feliz por ter sonhos novamente.”

 

Molinari, por exemplo, voltou a sonhar e a se sentir mais normal depois de usar regularmente um dispositivo CPAP. “Eu voltei a sonhar e me lembro deles quase todas as noites”, disse ele.

Você acha que pode ter apneia do sono?