As doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de morte no mundo todo, resultando em aproximadamente 17,9 milhões de mortes em 2019, das quais mais de três quartos ocorreram em países de baixa e média renda (PBMRs) [1]. O diagnóstico precoce de DCV é fundamental para melhores resultados de doenças, mas os sistemas de saúde em países de baixa e média renda estão lutando para acompanhar o aumento da carga da doença. Para melhorar o acesso a cuidados cardíacos em regiões carentes, a Fundação Philips está colaborando com parceiros estratégicos para explorar intervenções inovadoras e localmente relevantes. O projeto MoyoAfya é uma dessas iniciativas.Juntamente com o Ministério da Saúde do Quênia, a NCD Alliance Kenya e a empresa social iMedrix, o projeto visa melhorar a capacidade dos provedores de cuidados de saúde primários para triagem, classificação, teste e tratamento de doenças e fatores de risco cardiovascular. O projeto explora a utilidade do ultrassom no point-of-care da Philips e a solução móvel de ECG da iMedrix no Condado de Siaya, no Quênia, e sua influência nos resultados de DCV. O projeto já apoiou o desenvolvimento e a disseminação de algoritmos de triagem de DCV, treinou mais de 100 profissionais de saúde em triagem, classificação, gestão e encaminhamento de DCV e equipou unidades básicas de saúde com equipamentos de triagem de risco de DCV. Caroline Gitonga, Líder de Gestão do Conhecimento na Fundação Philips, que estudou Saúde Global na Universidade de Oxford e Enfermagem na Universidade de Nairóbi e supervisiona o projeto desde o início, disse: “A aplicação da tecnologia de ultrassom no point-of-care para triagem e detecção de risco de pacientes com risco cardiovascular em unidades de atenção primária parece mostrar um potencial significativo na detecção precoce de DCV.” Ela adicionou: “A abordagem não só é capaz de melhorar a saúde dos pacientes no longo prazo por meio de uma intervenção precoce e mais eficiente, mas também aliviará o ônus econômico do sistema de saúde, evitando complicações de saúde mais sérias e caras e aliviando a pressão sobre os profissionais de saúde.”
A abordagem não só é capaz de melhorar a saúde dos pacientes no longo prazo por meio de uma intervenção precoce e mais eficiente, mas também aliviará o ônus econômico do sistema de saúde, evitando complicações de saúde mais sérias e caras e aliviando a pressão sobre os profissionais de saúde.
Caroline Gitonga
Líder de Gestão do Conhecimento na Fundação Philips
Neste curta-metragem, parte da série online BBC StoryWorks' Technology's Golden Age, os espectadores podem testemunhar como a tecnologia de ultrassom móvel desempenha um papel vital na detecção de risco de pacientes com sintomas de DCV que moram longe do hospital mais próximo:
[1] OMS (2021). Cardiovascular diseases (CVDs)
External Communication & PR Manager Tel.: 50766772372
You are about to visit a Philips global content page
Continue Exibição de eletrocardiograma em um tablet Philips
Um trabalhador de saúde local realiza um exame de ultrassom em um paciente