Radiologia

Tempo estimado de leitura: 4-5 minutos

E se os radiologistas pudessem reduzir significativamente seu tempo de produção de laudo enquanto aumentam o valor do laudo?

Esperamos uma experiência multimídia em nossa vida cotidiana. Por que não aprofundar a visão clínica trazendo uma experiência multimídia para relatórios de radiologia, especialmente se for fácil?

Este artigo analisa os relatórios multimídia ativados por voz e com hiperlinks, que estão mudando para sempre os relatórios de radiologia. Este tipo de relatório responde às necessidades dos médicos solicitantes de hoje, que desejam tempos de resposta rápidos e também relatórios com maior percepção. Tornar rápida e fácil a criação destes relatórios ajuda os radiologistas a economizar tempo e, ao mesmo tempo, aumentar o valor do relatório.

Em oncologia e outras áreas clínicas complexas onde os pacientes são frequentemente acompanhados por longos períodos, os médicos solicitantes estão procurando relatórios de radiologia para fornecer informações detalhadas e longitudinais sem precisar procurar relatórios anteriores e comparar imagens manualmente.

Radiologista trabalhando de casa

Resumo

Desafio


Atualmente, os radiologistas ainda enfrentam o desafio de importar manualmente medições e descobertas relevantes para o relatório de radiologia, o que pode causar erros e não transmitir adequadamente o valor de suas análises e insights clínicos.

Solução

Resultados


Uma única interface de usuário para leitura de imagens e relatórios inclui reconhecimento de voz, edição e a capacidade de incorporar imagens importantes para comparação lado a lado. Visualizar facilmente as descobertas marcadas como parte de todo o estudo de imagem.

Quão sério é o problema da criação de relatórios?

97%  dos departamentos de radiologia não conseguem cumprir os requisitos de criação de relatórios1

É mais difícil cumprir as exigências se os seus relatórios de radiologia ficarem presos no passado

Desde que Wilhelm Röntgen descobriu a radiografia há 125 anos, os relatórios de radiologia não mudaram fundamentalmente no formato, contando com uma narrativa baseada em texto para transmitir os resultados aos médicos e pacientes.2 O que mudou foram as expectativas dos radiologistas de fornecer relatórios dentro de prazos rápidos para dar aos médicos solicitantes os dados de que precisam, quando precisam, no ponto de atendimento.

Este desafio fica ainda mais complicado devido à dificuldade de avaliar dados que podem residir em diversos locais, provenientes de várias modalidades,  adquiridos em diversos níveis de qualidade de imagem, bem como a necessidade de utilizar diferentes soluções avançadas de visualização em estações de trabalho separadas para tratar de casos complexos. Os gerentes de radiologia são desafiados pela necessidade de todo o departamento ter certeza de que os relatórios sejam lidos com precisão e que os médicos e outros radiologistas sejam consultados conforme apropriado. Isto é pedir muito de um relatório de radiologia ao estilo antigo.

O tempo do radiologista é valioso


Dada a demanda incansável da saúde por imagens diagnósticas e uma crescente escassez global de profissionais de imagem, os radiologistas estarão sob maior pressão para produzir relatórios mais inteligentes com melhores dados e maior percepção clínica. Apoiá-los é fundamental para ajudar as equipes clínicas a mover os pacientes de forma eficiente ao longo do caminho do atendimento.

Melhor comunicação de ideias e mais valor para os médicos solicitantes


Felizmente, os relatórios de radiologia estão se movendo para o mundo multimídia ativado por hiperlinks e ativado por voz que já nos permite em nossa vida cotidiana. Um relatório mais rico em conteúdo, facilmente criado, permite que os radiologistas compartilhem os dados e análises por trás da interpretação das imagens, proporcionando maior valor aos médicos que nos encaminham.

 

Os relatórios multimídia interativos permitem aos radiologistas incorporar imagens-chave para comparação lado a lado, com hyperlinks para visualizar estudos anteriores comparados no visualizador da instituição, bem como tabelas e gráficos para acompanhar claramente o progresso dos resultados ao longo do tempo.

 

Com a função de voz, um clínico pode simplesmente usar comandos como "adicionar imagens-chave" para incorporar imagens no relatório. Adicionar dados quantitativos de pós-processamento avançado também é fácil. Não há necessidade de alternar entre diferentes abas, lugares no menu ou dentro da aplicação. Relatórios multimídia interativos nativos e aplicações avançadas de visualização – como parte de um único espaço de trabalho unificado – eliminam a necessidade de uma solução de relatórios separada.

Veja o conteúdo rico de um relatório multimédia

um plano próximo de um papel

Com relatórios multimídia avançados e marcadores, é possível criar relatórios com dados melhores e com maior insight clínico sem a necessidade de adquirir uma solução dedicada a relatórios.

Infográfico para dispositivo móvel

Como o Hospital Nuestra Señora del Rosario está economizando tempo e aumentando o valor dos relatórios de radiologia


Os radiologistas do Hospital Nuestra Señora del Rosario, em Madri, Espanha, compartilham como os relatórios multimídia simplificaram seus fluxos de trabalho clínico e a comunicação automatizada de insights clínicos.

Aumentar a automação e a quantificação melhora muito a qualidade do relatório".

Dr. Eliseo Vañó Galván

Radiologista cardiovascular, chefe do Departamento de TC e MR do Hospital Nuestra Señora del Rosario (Madrid, Espanha)

História do cliente


Quer saber mais sobre como o Hospital Nuestra Señora del Rosario aderiu ao sistema de relatórios multimídia?

Economize 8,9 minutos na avaliação da carga tumoral em comparação com relatórios baseados somente em texto3*

Os líderes de radiologia que adotaram o relatório multimídia afirmam, brincando, que seus colegas médicos não os deixarão voltar aos relatórios da "velha guarda". Os médicos solicitantes podem agora clicar nas imagens incorporadas para uma inspeção mais detalhada sem ter que sair do relatório, o que pode gerar uma economia considerável de tempo. Um estudo mostrou que relatórios multimídia podem economizar 8,9 minutos para os oncologistas na avaliação da carga tumoral de um paciente, em comparação com relatórios baseados somente em texto.3

Economize tempo e aumente a qualidade


Está comprovado que o uso de relatórios multimídia economiza tempo para os radiologistas, enquanto também aumenta significativamente a profundidade e a qualidade das informações contidas. Com capacidade de reconhecimento de voz incorporada, este módulo da plataforma de imagens da Philips pode ajudar a reduzir o tempo de entrega de relatórios, eliminando a necessidade de digitação e entrada manual de dados de pacientes ou contexto clínico. Os dados dos exames podem ser inseridos diretamente nos relatórios, permitindo aos radiologistas revisar e aprovar rapidamente os laudos finais enquanto adicionam o contexto clínico para encaminhar aos médicos.

Como a Philips pode ajudar

O módulo de relatório multimídia interativo da Philips oferece aos usuários uma interface única para leitura de imagens e relatórios com a capacidade de incorporar imagens-chave para comparação lado a lado, adicionar gráficos e hiperlinks para visualizar facilmente os resultados marcados como parte de todo o estudo de imagem, além de contar com recursos de reconhecimento de voz e edição. Tudo isso é integrado com dados quantitativos do pós-processamento avançado por meio de dezenas de aplicações de análise de imagens.

Saiba mais

Quer saber como esta solução pode ajudar a resolver os seus desafios de criação de relatórios?

*Os resultados apresentados são apenas para fins ilustrativos e não predizem resultados reais para o seu negócio.

  1. www.cqc.org.uk/sites/default/files/20180718-radiology-reporting-review-report-final-forweb.pdf.
  2. Folio L, et al. Multimedia-enhanced radiology reports: concept, components, and challenges. RadioGraphics. 2018;38(2): DOI: 10.1148/rg.2017170047
  3. Folio L, et al. Initial experience with multi-media and quantitative tumor reporting appears to improve oncologist efficiency in assessing tumor burden. Research findings presented at the RSNA 101th Scientific Assembly and Annual Meeting. Chicago, IL. 2015. archive.rsna.org/2015/15005140.html.

Compartilhe este artigo

Cadastre-se para receber notícias e atualizações da Philips

Resumo

Desafio
Atualmente, os radiologistas ainda enfrentam o desafio de importar manualmente medições e descobertas relevantes para o relatório radiológico, o que pode causar erros e não transmitir adequadamente o valor de suas análises e percepções clínicas.

Solução

Resultados
Uma única interface de usuário para leitura de imagens e relatórios inclui reconhecimento de fala, edição e a capacidade de incorporar imagens-chave para comparação lado a lado. Visualizar facilmente as descobertas favoritadas como parte de todo o estudo de imagem.

Outros desafios do fluxo de trabalho de radiologia em foco

Radiologista verificando um monitor

Integração de fluxos de trabalho de radiologia para acelerar a obtenção de diagnósticos precisos


A Philips ajuda a integrar fluxos de trabalho em radiologia para acelerar seu caminho para o diagnóstico de precisão. Melhore e agilize os fluxos de trabalho. Veja como.

Estamos sempre interessados em nosso relacionamento

Nos diga como podemos ajudar

1
Selecione a sua área de interesse
2
Detalhes da consulta

You are about to visit a Philips global content page

Continue

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.