Healthcare informatics
O que os diretores de informática precisam saber

O que os radiologistas querem que seus diretores de informática saibam

O que os radiologistas querem que seus diretores de informática saibam


A COVID-19 virou de cabeça para baixo a nossa infraestrutura tecnológica tradicional. A pandemia testou os limites da tecnologia, sua capacidade de atender às demandas modernas de médicos e pacientes e os recursos necessários para se ampliar e se adaptar sempre que necessário. Com a repentina migração para o trabalho remoto de modo a cumprir os procedimentos de distanciamento social e manter os médicos e pacientes a salvo de infecções, a COVID-19 revelou como nunca antes a necessidade de uma tecnologia flexível. 

No final das contas, os diretores de informática são os responsáveis por transformar o atendimento médico ao implementar as tecnologias certas no momento certo. Ao invés de, simplesmente, fornecer um software e suporte técnico ao computador, o diretor de informática da atualidade precisa também exercer uma liderança estratégica de negócios e garantir a coleta, manutenção, segurança e privacidade dos dados dos pacientes. A COVID-19 e suas vastas implicações para o futuro do trabalho e o atendimento de pacientes apresenta uma oportunidade não apenas de reavaliar suas redes e infraestrutura de TI, mas também suas formas de colaboração entre os diversos departamentos para melhor prever e abordar suas necessidades únicas.

À medida que refletimos sobre as implicações em andamento de uma pandemia que continua sendo imprevisível e começamos a pensar em uma possível fase de recorrência, além de uma fase de recuperação, o atendimento compartimentalizado e o modelo físico de atendimento dentro do hospital não é uma opção viável. Vejam, por exemplo, o caso da radiologia. Embora a COVID-19 tenha reduzido dramaticamente o número de pacientes que comparece ao hospital para uma varredura, os departamentos de radiologia continuam apresentando uma necessidade crítica de TI para ajudar a facilitar sua nova forma remota de trabalhar. Chegou a hora de construirmos redes mais versáteis, não apenas em termos de interoperabilidade, mas também da necessidade de versatilidade geográfica, para que os radiologistas possam trabalhar onde e quando for preciso. 

Os departamentos especializados, como o de radiologia, querem trabalhar de forma construtiva junto aos diretores de informática e suas equipes para agilizar a transformação digital em saúde e, em última instância, permitir e simplificar a prestação de atendimento. Embora, historicamente, vários dos componentes de uma organização de saúde tenham funcionado de forma compartimentalizada, a capacidade das infraestruturas tecnológicas de trabalhar nos diversos departamentos é crucial para os serviços de radiologia em nível empresarial, dos quais quase todas as organizações de saúde passaram a depender.

 

Isso requer uma mudança de mentalidade: o departamento de TI deixou de ser um gerenciador nos bastidores do palco e passou a ocupar um lugar central no que se refere à previsão e planejamento — uma verdadeira força em prol da mudança e de uma colaboração efetiva.. Com décadas de experiência em avançar sua própria transformação digital, os radiologistas tem o conhecimento necessário para atuarem como parceiros adequados e os recursos para impulsionar sua estratégia digital. A Philips pode ajudar, agindo como uma facilitadora durante as interações entre as equipes, oferecendo consultoria sobre como implantar as inovações certas e capacitar o diretor de informática moderno a assumir a responsabilidade de sua transformação tecnológica com decisões orientadas por dados. Afinal de contas, obter as respostas certas constitui apenas uma parte da equação. A capacidade de fazer as perguntas certas é um primeiro passo crucial.

Trabalhando juntos em prol do avanço das estratégias digitais

 

À medida que médicos e pacientes aumentam seu nível de conforto com relação à tecnologia, suas expectativas de interconectividade, conveniência e flexibilidade estão aumentando também. Como diretor de informática, seu departamento precisa replicar essa mudança de mentalidade para fundamentar melhor sua estratégia digital. Na Philips, conversamos regularmente com os radiologistas para entender os desafios que enfrentam com relação às infraestruturas de tecnologia atuais. Podemos ajudá-lo e ao seu departamento de TI não apenas a reavaliar suas necessidades de tecnologia, mas também a assegurar uma comunicação eficaz com o departamento de radiologia e garantir que suas táticas abordem as prioridades que exercerão o maior impacto sobre os pacientes e a equipe. Uma importante necessidade compartilhada pelos departamentos de radiologia e TI é o aprimoramento dos fluxos de trabalho. A Philips pode ajudar a avaliar os obstáculos do fluxo de trabalho e determinar como superá-los, como participar de conversas importantes com as equipes de atendimento e de TI e como definir e implementar soluções que ajudem a aumentar a eficiência operacional e a otimização de recursos, com análises de dados em tempo real para favorecer a produtividade e o monitoramento do desempenho. 

 

Um engano cometido com frequência é a adoção da inovação levando em conta apenas as vantagens da tecnologia. A integração de uma tecnologia de ponta precisa ser feita conscientemente, tendo em mente a escalabilidade e a sustentabilidade. Por exemplo, embora sejam muito atraentes, especialmente quando se trata de aquisição de imagens e diagnósticos confiantes, as tecnologias avançadas de TC, RM ou ultrassom geram mais dados que precisam ser gerenciados e armazenados. Sua capacidade de banda de larga, armazenamento e infraestrutura de modo geral podem suportar esse volume extra ou existem problemas básicos que precisam ser solucionados antes de adotá-las? Novamente, fazer as perguntas certas é tão importante quanto obter as respostas certas, Na Philips, podemos ajudá-lo a desenvolver um plano para a adoção das inovações mais recentes que se alinhe à sua infraestrutura existente de forma a não gerar ineficiências adicionais. 

 

Como um diretor de informática, ninguém conhece a tecnologia tão bem quanto você e sua equipe. Se a COVID-19 nos ensinou alguma coisa, foi que nenhuma equipe isolada pode abordar desafios de TI profundamente enraizados e satisfazer somente as necessidades dos médicos. Chegou a hora de permitir que mais vozes participem dessa conversa, para que todos trabalhemos juntos em prol de um futuro digital mais consistente.

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