Healthcare informatics
Aprimore os fluxos de trabalho

Como os hospitais podem aprimorar os fluxos de trabalho para favorecer a experiência dos pacientes e dos profissionais de saúde?

Antes da pandemia, os profissionais de saúde de diversas áreas da prática clínica já estavam experimentando as vantagens das soluções de informática integradas. Do fluxo de trabalho aprimorado a um apoio avançado à tomada de decisões clínicas, incluindo o acompanhamento do paciente, a informática pode ajudar a aumentar a qualidade do atendimento, a experiência da equipe e, em última instância, a experiência do paciente.

À medida que as organizações de saúde em todo o mundo se adaptam ao impacto da COVID-19, os desafios diários decorrentes de necessidades urgentes de atendimento e do comportamento dos pacientes estão resultando em fluxos de trabalho clínicos mais complicados. Agora, na medida em que os diretores de informática estão em busca de novas maneiras de simplificar os fluxos de trabalho e manejar populações inteiras de pacientes em meio a essa crise, essas soluções estão demonstrando seu valor de novas maneiras.

Na Philips, os pacientes estão no centro de tudo o que fazemos. O atendimento do paciente é importante ao longo de todo o continuum de atendimento, do hospital ao domicílio. No ambiente de atendimento médico de hoje, as tecnologias que podem facilitar o fluxo de trabalho e as operações dentro do cenário de atendimento são cruciais para aprimorar o atendimento do paciente. Hoje, sob o impacto da COVID-19, estamos mais do que nunca dependentes da tecnologia para simplificar as operações da equipe do hospital e o gerenciamento do atendimento do paciente. Aqui temos três áreas nas quais a informática pode atender às necessidades no curto prazo e proporcionar melhorias de longa duração.

Acolhendo a inovação para abordar as mudanças operacionais

À medida que mais sistemas de saúde ampliam seus programas de atendimento virtual, o papel da informática empresarial está evoluindo, proporcionando às organizações a flexibilidade de se transformar, de adotar novas formas de trabalhar e manejar seus pacientes. Por exemplo, os departamentos de diagnóstico estão implementando programas de telerradiologia que permitem que os radiologistas cumpram os protocolos de distanciamento social ao analisar as imagens de pacientes, além das consultas por telessaúde e da implementação de portais do paciente. Usando essas tecnologias, os prestadores de atendimento podem continuar a fornecer diagnósticos em tempo hábil, monitorar a progressão da doença e, ao mesmo tempo, reconfortar os pacientes remotamente.

Mas, à medida que a curva continua a ser “achatada” em várias partes do mundo, os provedores de atendimento estão se defrontando com um ressurgimento do atendimento ambulatorial. À medida que os pacientes retornam ao hospital para procedimentos eletivos e diagnósticos por imagem, muitos executivos estão sendo encarregados de reabri-los e gerenciá-los seguindo novos protocolos e utilizando novas formas de trabalhar. Como parte dessa determinação de um “novo normal”, a informática é crucial para a ativação de protocolos e fluxos de trabalho na organização, além de garantir que as equipes de atendimento estejam trabalhando juntas de forma integrada.

A participação do paciente é crucial, especialmente agora

A participação do paciente é sempre crucial, mas, especialmente, nos dias de hoje, enfatizando a necessidade de uma estratégia eficaz de comunicação com o paciente. Como você pode se comunicar diretamente com os pacientes para mensurar seu nível de conforto com relação ao comparecimento a uma consulta presencial, tranquilizá-los quanto à segurança ou compartilhar informações sobre a urgência de seus exames? O hospital não pode mais se dar ao luxo de utilizar um sistema de comunicação desatualizado, sobrecarregando sua equipe com triagens ou reagendamentos manuais de pacientes.

Uma plataforma de participação do paciente unifica e automatiza as comunicações — principalmente em se tratando de um processo de diagnóstico eivado de ansiedade, amplificada pelo atual temor de uma possível infecção —, proporcionando eficiência operacional e , ao mesmo tempo, maximizando a participação, educação, as preferências e a fidelidade do paciente.

A tecnologia de envolvimento de pacientes da Philips utiliza comunicações multimodais (por SMS, e-mail, voz e impressa) para chegar aos pacientes por meio dos canais de sua preferência. Os exames de COVID-19, as transmissões de mensagens, a educação e as instruções em tempo hábil ajudam os centros de diagnóstico por imagem a retomar suas operações regulares, permitindo que a equipe médica se concentre no que é mais importante: o atendimento dos pacientes.

Otimize os fluxos de trabalho e a prestação de atendimento por meio da integração de dados

Outro elemento importante que os sistemas de saúde devem ter em mente é a importância de combinar os dados das plataformas de participação aos das plataformas de análise de dados. Hoje, a quantidade, diversidade e complexidade dos dados é espantosa. Após terem sido integrados, esses dados poderão proporcionar aos médicos os insights necessários para fazer a triagem dos pacientes quando chegam ao hospital, determinar quais exames são mais urgentes para o paciente e, subsequentemente, otimizar o agendamento.

O recurso PerformanceBridge da Philips, por exemplo, fornece análises de dados em tempo real que permitem uma tática de “apagar incêndio”, além de apoiar as equipes administrativas e de atendimento de pacientes com aplicativos dedicados que facilitam o fluxo de trabalho clínico. Esse tipo de tecnologia fornece uma visão instantânea dos quartos ocupados e do uso de equipamentos nos diversos departamentos, permitindo que os sistemas de saúde distribuam os pacientes, aliviem os gargalos, simplifiquem os fluxos de trabalho da empresa e controlem a disseminação da infecção.

Embora o Objetivo Quádruplo continue sendo o foco, a COVID-19 está mudando quando e como esse objetivo é atingido ao acelerar a transição do atendimento médico para o atendimento virtual. A prestação do atendimento está evoluindo nesse aspecto e, à medida que isso ocorre, a informática empresarial é essencial para ajudar os provedores de atendimento a adotar novas estratégias de manejo de pacientes e ajustar suas próprias maneiras de trabalhar.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.