Healthcare informatics
homem olhando para uma tela

Aprimorando a colaboração entre oncologistas durante a COVID-19

Os líderes de TI enfrentam o imensurável desafio de construir sólidas infraestruturas de TI que possam tanto facilitar uma colaboração internamente quanto replicar remotamente os fluxos de trabalho dentro do hospital e, ao mesmo tempo, manter a privacidade dos pacientes. Confrontados com pacientes ansiosos quanto ao futuro de seu tratamento e com equipes de atendimento tentando superar a natural compartimentalização do trabalho remoto, os profissionais de TI são os heróis anônimos que colocam as peças de um quebra-cabeças em seus lugares em meio à crise.

Apesar do intenso foco do setor de saúde em manejar o surto de COVID-19, as pessoas vulneráveis continuam a depender de um atendimento regular em tempo hábil — especialmente no caso de pacientes com câncer. Com as equipes de oncologia, os médicos e os profissionais de unidades de tratamento intensivo todos se adaptando a uma forma diferente de trabalhar, incluindo remotamente, você pode estar explorando caminhos para minimizar as interrupções dos planos de tratamento de pacientes o máximo possível. Todos os pacientes com câncer merecem o melhor atendimento possível, mesmo nas épocas mais perturbadoras, mas o que você pode fazer para replicar a natureza altamente colaborativa das equipes de atendimento e os requisitos personalizados do atendimento oncológico de modo a permitir que os negócios prossigam normalmente quando o nosso ambiente está longe de ser o “normal”?

Embora todos os aspectos do atendimento médico estejam identificando maneiras de digitalizar o atendimento ao paciente e aprimorar o acesso durante a COVID-19, a pandemia amplificou a importância dos fluxos de trabalho virtuais e o acesso a especialistas em oncologia para a manutenção da capacidade de compartilhar conhecimentos cruciais e discutir os casos de pacientes. A otimização da continuidade dos planos de tratamento contra o câncer agora depende da informática como nunca antes. Além disso, os departamentos de TI em saúde enfrentam o desafio de conectar a complexa trama composta de pacientes e seus oncologistas, radiologistas, cardiologistas, patologistas e outros profissionais envolvidos no seu tratamento.

Virtualizando a colaboração e especialização em oncologia

Mesmo antes da COVID-19 os médicos enfrentavam dificuldades para obter a informação certa, na hora certa, para desenvolver e implementar planos de tratamento para um atendimento personalizado do câncer. Os intercâmbios de conhecimento que ocorrem entre as equipes de atendimento são cruciais para a jornada de tratamento de um paciente. Mesmo assim, agora a tarefa de facilitá-los, além de adicionar um componente remoto, apresenta novos desafios. Para facilitar uma tomada de decisões confiante e bem fundamentada e garantir a continuidade dos negócios durante a COVID-19, as equipes de atendimento ao câncer podem se beneficiar de uma solução integrada de informática oncológica, que oferece uma visão unificada do paciente ao longo das diversas modalidades de diagnóstico e facilita o acesso a boas práticas em termos de jornadas de tratamento.

Durante o que pode nos parecer como uma época perturbadora, esse tipo de plataforma capacita as equipes de atendimento e fundamenta seu trabalho de integrar os dados de pacientes ao longo dos diversos domínios clínicos. Também oferece apoio às decisões clínicas necessárias para a seleção de possibilidades de tratamento e terapias adequadas, mapeando os pacientes de forma eficaz e direcionando-os para o tratamento mais adequado. Com o uso dessas soluções, uma enorme quantidade de dados estruturados torna-se disponível para que os profissionais de saúde possam tomar conhecimento das mudanças de padrões da prática clínica, incentivando um aprendizado contínuo e, ao mesmo tempo, mantendo a qualidade clínica. Soluções de informática de importância significativa podem ser implementadas remotamente como apoio ao ambiente atual e integrar-se às soluções existentes de modo a criar visualizações abrangentes dos pacientes, independentemente do fornecedor.

A COVID-19, indubitavelmente, transformou nossa forma de prestar atendimento, e a oncologia não é exceção. Estabelecer uma estrutura consistente de informática não apenas irá favorecer a continuidade dos negócios durante esses tempos de incerteza, mas também podem colocar sua organização no caminho do sucesso quando tudo isso terminar. Enquanto todas as organizações de saúde estão se transformando para se adaptar ao novo paradigma, é possível se posicionar na vanguarda das operações orientadas por dados em meio a uma crise. As soluções de informática oncológica contam com recursos avançados de análise de dados que podem oferecer uma nova visão ampliada da qualidade clínica, da utilização de dados e do mix ideal provedor-paciente, que constituem insights cruciais em nossa era de atendimento baseado em valor.

Não importa se você está começando sua jornada de atendimento digital e lutando para definir novos fluxos de trabalho ou se já tem uma sofisticada infraestrutura tecnológica implementada que o deixou bem preparado para esses tempos de dificuldade: nós, da Philips, estaremos com você a cada passo do caminho para limitar o máximo possível as perturbações sofridas por sua empresa.

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