Hoje, podemos perceber a importância e o valor da saúde digital mais do que nunca. À medida que o mundo continua a lutar contra o impacto da COVID-19, todos dentro das organizações de saúde estão se defrontando com um novo desafio, ou obstáculo. Enquanto as equipes de atendimento ficam à frente do atendimento ao paciente, os diretores de informática e de segurança da informação e os departamentos de TI estão trabalhando furiosamente nos bastidores para promover a transformação digital do setor e, ao mesmo tempo, apoiar as pessoas na linha de frente. A meta por si só já é assustadora, mas no meio de uma pandemia, parece impossível, à medida que as equipes de TI em saúde se adaptam ao novo ambiente da crise global da COVID-19 em ritmo de mudança radical.
Mas a transformação é possível se usarmos a tecnologia certa e adotarmos uma abordagem estratégica, que seja personalizada para as necessidades únicas de cada organização. Ao promover a transformação digital do atendimento de forma incremental e adotar medidas para manter o apoio à equipe de atendimento, as equipes de TI em saúde também podem abordar as questões mais prementes que não desaparecem devido a uma crise, incluindo a mitigação de um aumento sem precedentes dos dados desestruturados e a padronização das plataformas de TI, além de garantir a segurança e a conformidade e, ao mesmo tempo, combater ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
A TI em saúde precisa migrar rapidamente de seu papel tradicional de fornecer suporte ao atendimento presencial para o de facilitar a prestação de atendimento digital. O desafio que precisa ser enfrentado imediatamente é a tensão entre o atual nível de maturidade de um estabelecimento de saúde, de acordo com os modelos de provedor de atendimento médico da HIMSS, e sua capacidade de cumprir o Objetivo Quádruplo, independentemente do ponto em que a instituição se encontra durante a atual crise da COVID-19. As instituições de saúde devem continuar a proporcionar os melhores desfechos de saúde e uma experiência do paciente e da equipe aprimorada, além de reduzir os custos da prestação de atendimento.
“Qual é o impacto e a importância da saúde digital para as pessoas e as populações? Como a saúde digital pode transformar os sistemas de saúde de modo a fazer com que as pessoas participem de forma mais significativa para favorecer e sustentar a saúde e o bem-estar?”
— Anne Snowdon, RN, PhD, FAAN
Diretora de Pesquisa Clínica e Análise de Dados (ref. Saúde digital: uma estrutura para a transformação do atendimento médico)
Em outras palavras, as prioridades mudaram, drasticamente. Durante esses tempos de crise, a prioridade dos líderes de TI em saúde se distanciou da prática de implementar inovações que resultem em mudanças significativas no fluxo de trabalho, mesmo considerando que o retorno do investimento poderia ser positivo ao longo do tempo. Na Philips, reconhecemos que no momento, mais do que nunca, você precisa de produtos e processos que demonstraram sua capacidade de aliviar prioridades e preocupações identificadas recentemente, e precisa deles imediatamente. Além disso, quanto mais incluírem recursos de instalação remota e treinamento virtual da equipe, melhor.
Um “novo normal” está sendo formulado à medida que o setor de saúde enfrenta uma época sem precedentes que irá transformar suas operações profundamente daqui para a frente, enquanto as instituições de saúde precisam continuar a apresentar resultados e avançar no que diz respeito a cumprir o Objetivo Quádruplo. A Philips mantém seu foco no avanço da transformação digital com inovações que realmente abordem os desafios enfrentados pelos provedores de atendimento, tanto em meio à COVID-19 quanto mais além.
Com o ambiente e as prioridades mudando diariamente, temos muitas perguntas que não estão sendo respondidas, incluindo as seguintes: “Com alguns profissionais trabalhando em casa, como fazemos para manter uma continuidade segura dos negócios sem colocar em risco os dados dos pacientes?”; “Como podemos aprimorar a coordenação do atendimento e a tomada de decisões por meio de um intercâmbio seguro dos dados de pacientes?”; ou “Como a tecnologia pode ajudar no manejo da oncologia e da cardiologia em meio a uma crise do setor de saúde?”
Como parceiros confiáveis, nós, da Philips, acreditamos que há sempre uma forma de fazer a diferença, e estamos aqui para ajudar a comunidade de TI em saúde a percorrer esse novo ambiente. Como parte do nosso compromisso de fornecer suporte e orientações, estaremos respondendo a essas e a outras perguntas prementes em uma próxima série de comunicados.
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