1
Artigos

Um guia para iniciantes sobre os primeiros 8 meses

Aos 8 meses, o mundo (ou, pelo menos, o chão da sala) é um verdadeiro parque de aventuras para explorar. Nesta idade, seu bebê pode estar engatinhando ou mostrando outros sinais de que quer se movimentar, como rolando ou se arrastando sentado. Ele pode até ser capaz de ficar de pé segurando-se no sofá.

Onde você estiver


Exploração é o nome do jogo nesta idade, e você ficará surpresa com o quão longe seu pequeno imóvel poderá chegar em apenas alguns segundos. Se você ainda não o fez, é hora de deixar sua casa segura para bebês para garantir que ele fique segura enquanto passeia por aí.

 

Explorar objetos é a principal preocupação de um curioso de 8 meses. Ele pode pegar brinquedos ou outros objetos pequenos e colocá-los na boca para testar a sensação. Sacudir um brinquedo ou batê-lo contra a parede ou o chão também é muito divertido. Ele só está começando a aprender sobre causa e efeito, então não se surpreenda se você passar boa parte do tempo abaixando e levantando, recolhendo brinquedos que ele joga alegremente para fora do carrinho a todo momento. Faça a vontade dele, se possível. Ele está observando, aprendendo e obtendo grande prazer com a experiência.

Comida é divertida


Agora que ele pode pegar pequenos pedaços de comida para se alimentar sozinho, as refeições ganham uma dimensão totalmente nova e divertida. Tudo vira um longo jogo, desde balançar palitos de pão no ar a sujar todo o rosto com iogurte além da mesa e, provavelmente, você. Resista à tentação de acabar com a diversão ao pegar você mesma a colher e limpar tudo muito rapidamente. Essa é uma importante experiência sensorial, mesmo que faça um pouco de bagunça.

Olhe para mim!


As habilidades de compreensão do seu bebê também estão aumentando, e agora você pode até ser capaz de fazer pequenos jogos com ele, como pedir que ela procure por um brinquedo que você escondeu atrás de uma almofada ou apontar para um objeto ao dizer o nome dele. Ele também pode começar a se comunicar com você e outras pessoas por meio de gestos, como acenar ou bater palmas.

Ansiedade e empatia


Você pode perceber que seu bebê fica mais agitado ou irritado do que antes quando você sai do cômodo. Isso é conhecido como ansiedade de separação e pode ser particularmente angustiante para você e para a seu bebê. A boa notícia é que a ansiedade de separação não dura para sempre. Depois que o bebê percebe que você sempre volta, deixá-lo deve se tornar muito mais fácil durante os próximos meses.

Seu pequeno de 8 meses agora também é capaz de sentir empatia. Se acontece um ataque de choro quando ele ouve outro bebê chorando, é bem provável que se trate de “choro reflexivo", o primeiro sinal de empatia com os outros.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.