1
Artigos

10 principais dicas de alimentação

  1. Oferecer ao seu bebê amamentações regulares, quando ele estiver com fome, garante que sua produção de leite aumentará para atender às necessidades do bebê. Quanto mais o bebê se alimentar, mais leite você produzirá para ele.
  2. O bebê deve abrir bem a boca para fazer a pega correta no seio. Ele deve pegar muito tecido da mama na boca para conseguir se alimentar bem e de forma eficiente, e não só o mamilo.
  3. A amamentação não deve ser dolorosa se você e seu bebê estiverem fazendo corretamente. Verifique o formato do seu mamilo quando o bebê solta o seio. Ele deve ter uma aparência arredondada e normal e não “esmagado” ou deformado.
  4. Folhas de repolho verde geladas são excelentes para aliviar seios ingurgitados durante a produção de leite. Coloque algumas folhas dentro do sutiã por cerca de meia hora ou depois de cada mamada.
  5. Incentive o bebê a esvaziar o primeiro seio em cada mamada. Dessa forma, ele receberá o colostro, que sacia a sede, e o leite maduro, que é mais rico, todas as vezes.
  6. Em média, bebês que mamam no peito terão fome a cada 2 a 4 horas. Uma mamada pode durar de 10 minutos a mais de uma hora no começo. Cada mãe e bebê são únicos e terão seu próprio padrão de amamentação.
  7. Nas primeiras semanas, aceite ajuda das pessoas ao seu redor, assim você poderá se concentrar em estabelecer a amamentação e cuidar de si e do bebê.
  8. Para as cólicas e gases do primeiro mês, tente segurar o bebê de pé sobre seu ombro após cada mamada, acariciando e dando batidinhas em suas costas. Pegue-o no colo para um carinho tranquilizador, pois você não pode mimá-lo nessa idade.
  9. Usar creme de lanolina para mamilos pode ajudar a aliviar a dor nas primeiras semanas de amamentação. Use uma pequena quantidade no mamilo somente depois de uma mamada.
  10. Se seu bebê estiver se acalmando entre as mamadas, acordando em intervalos regulares para ser alimentado, fazendo fezes amareladas e muito xixi e ganhando peso de forma constante, certamente ele está tomando leite suficiente.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.