1
Artigos

Qual é a melhor rotina de alimentação aos 10 meses?

Aos 10 meses, o bebê deve estar comendo três refeições sólidas por dia. Ele também estará pronto para experimentar alimentos mais complexos, à medida que os sólidos vão gradualmente substituindo o leite como a principal fonte de nutrientes. O bebê ainda precisará de 500 a 600 ml de leite por dia até os 2 anos de idade.

Abaixo temos um exemplo de programação de alimentação com sugestões de comidas para lhe dar uma ideia de como estruturar seu dia no que diz respeito à nutrição. As sugestões devem ser usadas como um exemplo para ajudar você a planejar refeições e horários. Não há necessidade de segui-las estritamente ou servir o mesmo cardápio todos os dias. É importante oferecer ao seu bebê uma variedade de alimentos, pois quanto mais alimentos você conseguir apresentar a ele enquanto pequeno, menores as chances de ele apresentar resistência para comer quando crescer. Uma mistura de alimentos dados com colher e aperitivos para comer com as mãos é excelente para criar uma variedade. Deixe o bebê definir o ritmo e ser o seu guia. 

Estabeleça como objetivo servir ao bebê as seguintes porções diárias:

 

  • 3 a 4 porções de alimentos ricos em amido, como batata, pão, massa ou macarrão.
  • 3 a 4 porções de frutas e vegetais.
  • 2 porções de proteína, como carne, peixe, ovos ou grãos e sementes.

Programação de alimentação para um bebê de 10 meses


Ao acordar:
Amamentação ou mamadeira ao acordar (150 a 200 ml)

Café da manhã:
Café da manhã a base de cereais/mingau OU torrada acompanhada de frutas.

Meio da manhã:
Amamentação ou mamadeira (150 a 200 ml), além de um pequeno lanche rico em carboidratos, como bolos de arroz ou palitos de pão.

Almoço:
Espaguete à bolonhesa com ervilhas OU dhal de legumes e arroz com frutas fatiadas.

Meio da tarde:
Queijo fresco OU homus e bolachas/palitos de cenoura cozida.

Jantar:
Sanduíches de frango/queijo OU bolinho de salmão e purê de batatas acompanhados por mirtilos (cortados ao meio) e iogurte natural.

Antes de dormir:
Amamentação ou mamadeira (150 a 200 ml).
 

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.