1
Artigos

Novos alimentos para a dieta

Com aproximadamente 7 a 8 meses, o bebê estará apto a engolir alimentos macios e moles. Agora que ele desenvolveu o gosto por comer, é hora de passar dos purês adocicados e insossos e fazer as papilas gustativas trabalharem.

Um pouco de sal


Mesmo que você nunca deva adicionar sal à comida de um bebê, agora é o momento perfeito para introduzir alimentos naturalmente salgados, como queijos leves ou suaves. Adicione um pouco no purê de batatas ou prepare um molho de queijo caseiro para colocar sobre as massas.

Vegetais disfarçados


Amplie o apetite do seu bebê para vegetais criando algumas combinações de frutas e vegetais, como purê de maçã, cenoura e espinafre. O doce das frutas tornará o sabor dos vegetais mais agradável. O preparador de papinhas saudáveis para bebê Philips Avent 4 em 1 ajuda a preparar refeições nutritivas e vem com um aplicativo repleto de receitas deliciosas.

Frutas secas


Adicione frutas secas - como sultanas, passas, manga, abacaxi ou damascos - a sopas e ensopados com moderação e prepare deliciosos pratos mais doces e atraentes para os pequenos.

Peixe primoroso


Peixes trazem enormes benefícios à saúde, portanto, se você puder fazer seu bebê provar esse alimento logo no início, ainda melhor. Comece com um peixe de sabor suave, como hadoque ou bacalhau, desossado e sem pele escalfado com molho branco ou em uma torta. Depois que o bebê se acostumar com o sabor e a textura, introduza peixes com sabor mais forte e ricos em ômega 3, como salmão ou cavala em flocos.

Grãos graciosos


Lentilhas, sementes e grão-de-bico são formas de proteína repletas de nutrientes. E a boa notícia é que podem ser consumidos em uma infinidade de maneiras fáceis para o bebê, desde dhals caseiros a pastas, como homus.

Gengibre


Você pode achar que um sabor forte como gengibre seria demais para o delicado paladar do bebê, mas pequenas quantidades de gengibre fresco ralado ou picado adicionadas a uma fruta cozida ou a pratos salgados, como sopas, não só estimulará o paladar do bebê como também fornecerá nutrientes fortificantes, além de alívio a uma variedade doenças, desde dores de barriga a resfriados.

Sal e açúcar podem estar fora dos limites, mas isso não significa que você não possa adicionar o sabor à dieta do bebê. Agora seu bebê já tem idade suficiente para desfrutar de temperos, como cominho e cúrcuma. Se você comia alimentos picantes quando estava amamentando, é ainda mais provável que seu bebê goste desses temperos, pois ele já terá desenvolvido uma familiaridade com o sabor.

Legumes incomuns


Não há necessidade de ficar presa a uma rotina tediosa com legumes tradicionais “apropriados” para bebês, como batata-doce e ervilhas. Quanto mais legumes você conseguir fazer seu bebê experimentar no início, melhor. Então, tente ampliar o repertório dele com algumas variações mais incomuns, como beterraba, berinjela, pimentão e couve tronchuda.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.