1
Artigos

Etapas de desenvolvimento físico

A partir do nascimento, seu bebê está aprendendo constantemente. O desenvolvimento ocorrerá de forma natural e tudo o que você precisa fazer é fornecer um bom ambiente e guiar o bebê na direção certa.

Três coisas das quais você deve se lembrar


Três coisas influenciam o desenvolvimento do seu bebê: genótipo, personalidade e ambiente. Mesmo que você não possa mudar o potencial genético ou a personalidade do bebê, você pode fornecer um ambiente acolhedor e estimulante para ajudá-lo a atingir seu pleno potencial.

Os bebês são todos diferentes

 

É importante lembrar que todos os bebês se desenvolvem de forma diferente. Também é muito normal que eles aprendam uma nova habilidade e depois pareça que eles a perderam por um tempo. Não compare seu bebê a outros, pois todos eles evoluem em seu próprio ritmo e, a menos que haja algum problema subjacente, todos eles irão se equiparar ao chegarem aos dois anos de idade. A velocidade na qual eles se desenvolvem não é um sinal de talento ou problema.

 

Embora você não precise se preocupar em igualar-se aos outros, estimular seu bebê é uma boa ideia. Uma boa rotina e muitas horas de sono também são muito importantes para o desenvolvimento. O melhor momento para estimular o bebê é quando ele estiver calmo e alerta, após acordar, trocar a fralda ou mamar. Brinque com o seu bebê nesses momentos, mas pare se ele ficar cansado ou irritado. A fase de calma pode durar apenas de 15 a 20 minutos em um recém-nascido, mas aumentará para cerca de 45 minutos aproximadamente aos três meses de idade.

Tudo acontece no tempo certo

 

O desenvolvimento físico do seu bebê será muito rápido nos primeiros dois anos. Ao nascer, seus movimentos são baseados somente em reflexos. Suas mãos ficarão fechadas em punho e suas pernas e braços, em uma posição encolhida. Mas, conforme os músculos se fortalecem e os membros se endireitam durante as primeiras seis semanas, você deverá notar uma grande mudança. O primeiro desafio físico que o bebê enfrentará é aumentar a força na cabeça e no pescoço.

 

As partes do cérebro que controlam o movimento se desenvolvem em uma sequência que vai da cabeça aos pés. É por este motivo que os bebês desenvolvem habilidades em uma determinada ordem. A maneira mais fácil de saber como estimular seu bebê, quais jogos e brinquedos podem ser melhores, é compreender a ordem desses marcos. Se você souber o que o bebê deve atingir em seguida, o restante será fácil.

Os marcos do seu bebê

 

  • Aos três meses, a cabeça do bebê cairá menos quando ele estiver sentado
  • Aos quatro meses, o bebê deve ser capaz de rolar de bruços para deitar de costas
  • Entre quatro e cinco meses, o bebê deve ser capaz de controlar a cabeça
  • Aos seis meses, o bebê deve ser capaz de se sentar com apoio
  • Aos oito meses, o bebê deve ser capaz de se sentar sem apoio
  • Entre sete e oito meses, o bebê deve começar a engatinhar
  • Aos 13 meses, o bebê deve ser capaz de ficar de pé por breves momentos
  • Entre 13 e 15 meses, a maioria dos bebês começa a andar por conta própria.
 

Lembre-se de que essas são apenas datas aproximadas. Seu bebê pode fazer algumas coisas um pouco mais tarde e outras mais cedo. Ele também pode não atingir determinados marcos, como rolar e engatinhar. Isso não é um problema, mas essas grandes conquistas são obtidas por prática, portanto, é ótimo que os pais incentivem seus bebês para que eles possam alcançá-las. No entanto, se o seu bebê não conseguir ficar sentado aos 10 meses ou andar aos 18 meses, é importante falar com o seu médico.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.