1
Artigos

Como ter uma alimentação saudável no período de amamentação

O leite materno faz muito mais do que simplesmente matar a fome do bebê. Descubra abaixo seus incríveis benefícios para a saúde e maneiras de ajudar seu corpo a produzi-lo.

Aumentando o sistema imunológico do bebê


O leite materno é mais inteligente do que você pensa. Ele não é só o combustível que ajuda seu bebê a crescer. Ele também ajuda a construir o sistema imunológico. Após alguns dias de exposição a um germe, o leite materno desenvolve anticorpos especiais para proteger seu filho dos mesmos germes com os quais você teve contato. Esse leite é esperto!

Desenvolvimento do paladar do bebê


Quando você amamenta, seu bebê come o mesmo que você. E ele não recebe só os nutrientes e anticorpos. Os sabores dos alimentos que você come também passam para o seu leite. E, embora os bebês naturalmente prefiram sabores adocicados, o leite materno pode oferecer uma ampla variedade de sabores. Isso pode ajudar a ampliar o paladar dele, o que pode diminuir as pirraças na hora das refeições no futuro.

Produzindo mais leite


Uma rápida pesquisa na Internet revelará uma variedade de alimentos que “podem” melhorar sua produção de leite durante a amamentação. No entanto, a maioria dessas afirmações provém de observações casuais, sem embasamento em fatos científicos reais. A verdade é que não há uma maneira certeira de aumentar os níveis de produção de leite. Assim sendo, nosso conselho é simplesmente comer regularmente e bem. Tente não pular refeições e mantenha-se satisfeita com alimentos nutritivos, como vegetais, proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos.

Bebendo por dois


O leite materno é composto 88% de água, então você sentirá mais sede do que o normal, durante o período de amamentação. É importante manter-se hidratada, mas você não precisa se forçar a beber mais. É uma boa ideia manter uma jarra cheia de água e um copo perto de onde você costuma amamentar, para que você possa beber regularmente para saciar sua sede e repor a água perdida durante a amamentação.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.