Os primeiros chutes do seu bebê

 

A espera pelo momento de sentir o seu bebê se mexer pela primeira vez pode gerar alegria e ansiedade simultaneamente. Seu bebezinho começará a se mexer por volta da oitava semana, mas você só sentirá aqueles primeiros chutinhos depois que ele ganhar mais peso.  

 

Quando conseguirei sentir o bebê se mexer?

 

Normalmente, a mãe começa a perceber os movimentos do bebê pela primeira vez por volta da 18ª à 20ª semana, mas é possível sentir antes ou depois, dependendo da posição da sua placenta e de ser a sua primeira gestação, ou não.

O que sentirei quando o bebê se mexer?

 

Como os primeiros movimentos do seu bebê podem parecer bolhas de ar ou um borboletas no estômago, acaba sendo fácil confundi-los com alguma outra coisa. Mas, conforme o bebê for crescendo e ganhando peso, as suas cambalhotinhas irão se transformar em chutes bastante intencionais, pois ele começará a se esticar para ficar mais confortável.

Com que frequência o bebê se mexerá?

 

O bebê passa o tempo todo revezando entre estar bastante ativo ou descansando. Geralmente, a rotina dos bebê não será a mesma que a sua, e pode acontecer de o bebê resolver acordar e praticar umas acrobacias bem na hora em que você for se deitar para dormir.

 

Sentir o bebê se mexer pela primeira vez pode fazer com que sua gravidez pareça mais real. Essa é uma excelente oportunidade de se conectar com o seu bebê, pois ele reage à sua voz e ao seu toque.

 

Esse também é um excelente momento para parceiros, amigos e familiares se conectarem com a sua gravidez e sentirem os preciosos movimentos do bebê.

Meu bebê terá um padrão de movimentos?

 

Com o tempo, você começará a reconhecer os padrões característicos de movimentação do seu bebê, como dar cambalhotas após o café da manhã ou ficar quietinho durante a tarde, tendo pegado no sono com a movimentação do corpo materno.


Integrado ao aplicativo, o nosso recurso de contagem de chutes ajuda você a contar as movimentações do seu bebê com rapidez e simplicidade para facilitar na compreensão da rotina normal dele.  


A partir da 28ª semana, médicos e parteiras recomendam que você comece a monitorar as movimentações do seu bebê e lhes comunique sobre quaisquer alterações percebidas.

Os movimentos do bebê estão diferentes. O que devo fazer?

 

Quaisquer mudanças que você perceba na movimentação costumeira do seu bebê, seja para mais ou para menos, deverão ser conversadas com o seu médico imediatamente. Não espere até a próxima consulta.


Ao conversar sobre as suas inseguranças, você poderá receber o suporte e as orientações de que precisa para ficar com a cabeça tranquila.


Talvez você precise ser monitorada mais de perto, o que é bastante comum de acontecer. A frequência cardíaca do bebê será auscultada e, talvez, você precise passar por uma ultrassonografia para verificar a posição do bebê. Na maioria dos casos, tudo estará bem, mas é sempre melhor conferir. 

 

Escrito pela equipe de Saúde e Parentalidade

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.