Cinco maneiras de montar um berçário ecologicamente correto

 

Se já analisou a sua pegada de carbono, ficará surpreso com o aumento da quantidade de carbono quando adicionamos os nossos filhos à lista. Isso acontece porque os bebês passam por muitas coisas. Na compra de itens de higiene, roupinhas e mamadeiras, o seu filho emite um nível substancial de pegada de carbono, tudo isso antes mesmo de andar.

 

Quer uma boa notícia? Pequenas ações podem reduzir os impactos ambientais de ter um bebê. Por isso, porque não começar a sua jornada de parentalidade ecologicamente correta ao criar um berçário que é bom para o bebê e respeita o planeta? Siga nosso plano de cinco etapas com tudo o que você precisa saber. 

 

1. Utilizar tintas ecológicas aprovadas para bebês

 

A tinta regular (mesmo à base de água) contém compostos orgânicos voláteis, produtos químicos e fungicidas – longe do ideal quando há um bebê em casa. Em vez disso, considere tintas ecológicas feitas com ingredientes naturais. Algumas dessas tintas são mais ecológicas do que outras, por isso, pesquise para encontrar as tintas mais sustentáveis e seguras para crianças antes de comprar. Felizmente, a qualidade não deixa a desejar, uma vez que as tintas ecológicas são fornecidas em uma ampla variedade de cores e são consideradas tão resistentes quanto as tintas convencionais.

2. Mobiliar com amor

 

Ao escolher os móveis para o seu berçário, procure por itens de madeira sólida. Revestimentos laminados tem maior probabilidade de conter produtos químicos nocivos à saúde que podem ser liberados ao longo do tempo. A reutilização e a reciclagem são abordagens importantes de uma vida ecologicamente correta, por isso, opte por móveis de segunda mão para o berçário. Seus amigos ou familiares podem ter uma cômoda para te dar ou você pode encontrar um bom negócio na loja local de segunda mão. Móveis de segunda mão podem ser lixados e repintados (com tinta ecológica) para ficarem novinhos em folha. Lembre-se de usar equipamentos de proteção ao lixar e certifique-se de que todas as peças atendam aos padrões de segurança atuais.

3. Escolher um colchão orgânico

 

Ao comprar um colchão para o seu bebê, escolha um orgânico. O seu bebê passará até 14 horas por dia no colchão, e os colchões não orgânicos podem conter produtos químicos e toxinas. Depois de escolher um colchão orgânico, faz sentido usar roupas de cama orgânicas. Com um pouco de pesquisa, você encontrará roupas de cama orgânicas por quase o mesmo preço que peças não orgânicas.

4. Brinquedos ecológicos

 

Você certamente vai querer alguns brinquedos para alegrar o berçário, mas não precisa optar pelos modelos de plástico e alimentados por bateria que parecem inundar o mercado. Estes brinquedos costumam ter um ciclo de vida relativamente curto e acabam logo em aterros. Ao escolher brinquedos ecológicos de madeira, você presenteia seus filhos com brinquedos que durarão muito tempo além de serem muito divertidos.

5. Manter a limpeza

 

Depois de investir tempo e dinheiro criando um espaço perfeito e ecologicamente correto para o seu bebê, não faz sentido usar produtos químicos nocivos à saúde para facilitar a limpeza. Pesquise produtos de limpeza orgânicos para o berçário. Além de serem melhores para o meio ambiente, evitarão que seu bebê entre em contato com produtos químicos potencialmente prejudiciais.

Ninguém espera que você faça tudo, mas isso não significa que você não possa fazer algumas escolhas ecologicamente corretas. Cada decisão nesse sentido, mesmo que pequena, terá impactos positivos na pegada de carbono da sua família e, como consequência, do planeta.

 

Escrito pela equipe da Philips Avent em colaboração com cientistas e psicólogos perinatais

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.