Respostas às 10 principais perguntas sobre amamentação

6 minutos de leitura

 

Você sabe que seu corpo foi feito para a amamentação, mas seria bom se alguém compartilhasse o essencial, como quanto tempo deve durar cada amamentação ou quando pedir ajuda, para que não seja tão cansativo. Reunimos alguns conselhos de amamentação para responder às suas 10 principais perguntas sobre amamentação, para que você possa se sentir mais confiante ao iniciar sua jornada de amamentação.

1. Como sei quando alimentar meu bebê?

É melhor alimentar seu bebê sempre que ele(a) mostrar sinais de fome. Isso dá ao seu bebê uma maravilhosa sensação de conforto, proporciona melhor ganho de peso e garante que sua produção esteja em sintonia com as necessidades dele. Você precisa estar atenta aos sinais de fome, como chupar os punhos, mover a cabeça de um lado para o outro e colocar a língua para fora. Os recém-nascidos precisam ser amamentados pelo menos de 8 a 12 vezes por dia, o que corresponde a aproximadamente uma a cada três horas (do início de uma sessão até o começo da próxima).

 

2. Quanto tempo demora? 

Alguns bebês gostam de demorar, enquanto outros são bem rapidinhos. Geralmente, a amamentação pode levar de 5 minutos a uma hora, do começo ao fim. A duração da amamentação dependerá também do tamanho, idade e frequência de alimentação do bebê.

 

3. Por quanto tempo devo oferecer cada seio?

O tempo em cada seio dependerá de quanto leite você armazena neles. É melhor esvaziar um seio antes de oferecer o outro e, se você oferecer apenas um seio em uma amamentação, ofereça o outro na outra.

4. Sinto um pouco de dor. O que devo fazer?

Um pouco de dor ou sensibilidade no início de uma amamentação, especialmente quando você está começando a amamentar, é normal, mas qualquer dor constante deve ser tratada imediatamente. Se você tiver dor constante, não sinta que você precisa aguentar. A dor durante a amamentação pode ser resolvida normalmente com orientações sobre a técnica de pega do seio e alimentação do seu profissional de saúde. Você também pode tentar usar um protetor de mamilos para proteger seus mamilos entre as amamentações.

Veja mais abaixo ↓

Você pode precisar de

Philips Avent Conjunto de conchas confortáveis p/ seio

SCF157/02

Conforto e proteção

As conchas ultra macias para seios Philips Avent SCF157/02 são usadas debaixo do sutiã para proteger os mamilos contra irritação e coletar o leite materno que estiver vazando.

Conheça todos os benefícios
Preço de venda recomendado: R$ 139,90

5. Como vou saber se o meu filho está mamando o suficiente?

A amamentação é algo um pouco misterioso. Não há como saber com certeza quanto leite seu bebê está mamando, mas há indicações para verificar se ele está mamando o suficiente:

 

  • Seu bebê começa a ganhar peso assim que começar a mamar
  • Por volta do dia 10-14, seu bebê recuperou o peso que tinha ao nascer
  • Ele continua a ganhar peso conforme esperado

 

O conclusão? O melhor sinal são as bochechas rechonchudas à sua frente. Um bebê feliz, alerta e em crescimento é o melhor sinal de que você está produzindo leite suficiente.

 

6. Estou tomando remédios. Ainda posso amamentar?

Você pode tomar alguns medicamentos enquanto está amamentando, mas é sempre bom verificar com seu farmacêutico.  

 

  • E quanto ao álcool?

É melhor não beber álcool enquanto estiver amamentando. Seu profissional de saúde também pode orientar você melhor.

 

  • E quanto a cafeína?

Uma ou duas bebidas com cafeína geralmente não incomodam seu bebê. Pode ser café, chá ou uma bebida gaseificada. Dito isto, muita cafeína pode tornar seu bebê irritável ou mantê-lo acordado. E boas notícias para as amantes do chocolate: em geral, chocolate com moderação é bom.

 

7. Meu bebê precisa de outras bebidas?

O leite materno é tudo o que o bebê precisa durante os primeiros 6 meses de vida. Obrigado, leite materno!

 

8. Posso combinar a amamentação com outras formas de alimentação?

Normalmente, são necessárias pelo menos três a seis semanas de somente amamentação para estabelecer um bom suprimento de leite para seu bebê e para que seu bebê se torne um comilão. Isso significa que introduzir uma mamadeira nas primeiras semanas pode levar a amamentação a um final precoce.

9. Voltarei ao trabalho em breve. Ainda posso amamentar?

Sim, mesmo trabalhando, você ainda pode amamentar! Com certeza. Você pode continuar a dar ao seu bebê todos os benefícios do leite materno quando não puder estar lá, extraindo o leite antecipadamente. Você precisará extrair leite na mesma quantidade de vezes que você costuma alimentar para manter sua produção de leite. Além disso, tente começar a extrair pelo menos algumas semanas antes de voltar ao trabalho. Assim, você terá um estoque de leite extraído. Quando se trata de escolher um extrator, você verá que um extrator de leite elétrico terá maior eficiência, enquanto uma um extrator individual é a opção mais portátil para as mães onde estiverem. Depois de extrair, certifique-se de refrigerar ou congelar o leite imediatamente em recipientes de armazenamento.

 

Veja mais abaixo ↓

Você pode precisar de

Philips Avent Extrator de leite elétrico individual Pétala

SCF332/01

Mais conforto, mais leite

Quando você está confortável e relaxada, o leite flui com mais facilidade. Foi por isso que criamos o extrator de leite mais confortável: sente-se de modo confortável sem precisar inclinar-se para frente e deixe nossas pétalas massageadoras estimularem cuidadosamente o fluxo de leite.

Conheça todos os benefícios

Infelizmente, este produto não está mais disponível

Preço de venda recomendado: R$ 879,90

10. Quando posso começar a dar alimentos sólidos ao meu bebê?

É melhor esperar até que seu bebê tenha 6 meses antes de introduzir qualquer alimento sólido, e isso não significa que você tenha que parar de amamentar. Você pode continuar amamentando por quanto tempo quiser. Quando estiver pronta, pergunte ao seu profissional de saúde para obter orientação sobre que tipo de alimentos introduzir e como.

Uma observação final sobre pedir ajuda

 

Não importa quão boba sua pergunta ou preocupação pareça, nunca hesite em entrar em contato com seu profissional de saúde. Estes são alguns sinais de que seu bebê pode precisar da ajuda de um profissional de saúde:

  • Seu bebê não está pedindo para ser alimentado com frequência (pelo menos 8 a 10 vezes em 24 horas)
  • Seu bebê não tem o número esperado de fraldas molhadas e sujas
  • Dói quando o bebê está se alimentando ou você está com os mamilos doloridos
  • Você não sente seus seios cheios de leite no terceiro ou quarto dia após o parto
  • Seu bebê está inquieto e parece insatisfeito após a maioria das amamentações
  • Seu bebê não ganhou ou está perdendo peso

Conselho relacionado

Maternidade/paternidade. Não há guia, mas há uma equipe de apoio

 

Deseja receber gratuitamente conselhos e descontos personalizados diretamente na sua caixa de entrada?

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.