1
Artigos

Problemas com a amamentação

Às vezes, estabelecer a amamentação pode ser difícil, mas normalmente vai ficando mais fácil. Seja persistente e você estará dando o melhor início possível ao seu bebê.

Dor durante a amamentação


O segredo para a amamentação está na pega correta. O bebê deve abrir bem a boca e pegar aréola e mamilo. Se o formato do seu mamilo ficar distorcido após a mamada, pode ser necessário ajustar a pega. E se você sente dor quando o bebê está mamando, é muito provável que seja porque ele não está realizando a pega corretamente.

 

Mova o bebê em direção ao seio, em vez de levar seu seio até a boca do bebê.

Ingurgitamento


Às vezes, quando o leite desce, seus seios podem ficar dolorosamente cheios e duros, o que pode dificultar a pega do bebê. Continue tentando amamentar, pois essa é a melhor forma de drenar o leite. Para facilitar a pega para o bebê, você pode tentar extrair um pouco de leite antes, seja com uma bomba ou com extração manual. Tente fazer a extração durante um banho quente.

 

Muitas mulheres descobrem que alternar compressas frias e quentes ajuda a aliviar o ingurgitamento. Garrafas de água quente em uma toalha são ideais.

Mastite


A mastite ocorre quando o tecido mamário inflama, possivelmente devido a um bloqueio no duto de leite. Seu seio pode ficar dolorido, inchado e desenvolver manchas vermelhas, e você pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. A melhor coisa a fazer é continuar alimentando seu bebê, pois o ingurgitamento irá piorar os sintomas, além de descansar o máximo possível. Você também deve procurar o seu médico para saber se precisa de tratamento com antibióticos ou para discutir quais analgésicos são apropriados.

Mamilos rachados/com sangramento


Isso quase certamente será causado por uma pega incorreta; continue tentando fazer dar certo. Peça à parteira para observar, pois ela pode ajudá-la. Fale com o seu médico sobre quais analgésicos são seguros para tomar durante a amamentação ou tente usar protetores de mamilo AVENT, que podem oferecer alívio imediato. Aplicar creme para mamilos imediatamente após uma amamentação também pode ser uma boa ideia, e evite passar sabonete nos mamilos quando tomar banho.

Candidíase


Se você sentir dores agudas enquanto estiver amamentando e elas aumentarem durante uma mamada (e, às vezes, continuarem por até uma hora depois da amamentação), talvez você esteja com candidíase mamária. Outro sintoma é coceira ou extrema sensibilidade nos mamilos, até mesmo a roupas. Seu mamilo pode ficar mais brilhante ou rosado do que o normal e o céu da boca do seu bebê pode ter manchas brancas. Vocês dois precisam ser tratados, caso contrário, a infecção continuará passando de um para o outro, portanto, marque uma consulta com seu médico assim que possível.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.