A apneia do sono é um distúrbio do sono comum que se caracteriza por repetidas interrupções na respiração durante o ciclo de sono. Estas interrupções, conhecidas como apneias, são provocadas pela retração de tecidos moles nas vias respiratórias, o que impede a chegada de oxigênio aos pulmões.
Músculos fracos nas vias respiratórias, uma língua grande, obesidade e outros fatores podem causar a retração do tecido das vias respiratórias e obstruir a respiração.
Se você pensa que tem apneia do sono, é importante ter a certeza, para que se possa inicar o tratamento e começar a aproveitar as vantagens de dormir melhor e de ter uma vida mais saudável.
Responda ao questionário de sintomas para entender se você possui sintomas de apneia do sono. Imprima o resultado e leve-os ao seu médico.
Discuta os resultados do seu teste de risco de apneia do sono com o seu médico de família, que possivelmente o ajudará a agendar um estudo do sono.
Analise as opções do teste do sono, incluindo perguntar ao seu médico se a sua condição de saúde permite que o teste do sono seja realizado em casa.
Se for diagnosticado, saiba mais sobre os produtos DreamFamily para apneia do sono para ver qual é o mais indicado para você.
Sintomas noturnos
Sintomas diurnos
A apneia do sono pode ter riscos graves para a saúde a curto e longo prazo se não for tratada, incluindo:
Confira depoimentos de pessoas que já realizaram o diagnóstico
O índice de apneia hipopneia (IAH) é o número mais importante no seu teste de apneia do sono. Mede o número de vezes que tem uma apneia (quando deixa de respirar por algum tempo) ou uma hipopneia (quando deixa de respirar parcialmente por algum tempo) enquanto está a dormir. Leia um exemplo do resultado de teste de um estudo do sono, que mostra o IAH e outras medidas utilizadas durante um estudo do sono.
Seu médico pediu um estudo de sono durante a noite (também chamado de polissonograma ou PSG) em um centro de sono ou na sua casa, para determinar se você tem apneia do sono. Após concluir o estudo do sono, seu médico irá lhe mostrar os resultados e conversar sobre o que fazer a seguir. Pode ser que você receba uma cópia do relatório do seu estudo do sono. O relatório irá incluir informações sobre sua noite de sono, como quanto tempo você dormiu, seu Índice de Apneia e Hipopneia (IAH), quantas vezes você parou total ou parcialmente de respirar e se seu oxigênio está saturado. Os números que definem a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) são baseados no seu IAH. Por outro lado, se os seus números variaram enquanto você dormia de lado ou de costas você pode ter Apneia do Sono Posicional (POSA), definida por um IAHsupino ≥ 2 x IAHnão supino.2
AHI <5 | Normal3 |
AHI 5-15 | Leve3 |
AHI 15-30 | Moderada3 |
AHI >30 | Grave3 |
A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que uma pessoa para de respirar repetidamente durante a noite. A respiração para porque a garganta ou as "vias respiratórias" encolhem e impedem a entrada de ar nos pulmões. O padrão de sono é perturbado, resultando em excesso de sonolência ou cansaço durante o dia.
- Tecido extra na parte de trás da via respiratória, como amígdalas grandes - Diminuição do tónus muscular que mantém as vias aéreas abertas - A língua cair para trás e fechar as vias respiratórias
Recomenda-se a avaliação por um médico especializado em distúrbios do sono. Submeta-se a um estudo do sono. Um estudo do sono pode fornecer ao médico informações sobre a forma como dorme e respira. Esta informação irá ajudar o médico a determinar o diagnóstico e opções de tratamento.
A apneia do sono pode ter riscos graves para a saúde a curto e longo prazo se não for tratada, incluindo: - Elevada pressão arterial - Batimento cardíaco irregular - Doença cardíaca/ataque cardíaco - AVC - Diabetes tipo 2 - Acidentes de trabalho e com automóveis
Normalmente a Pressão Positiva Contínua na via aérea (CPAP) é o tratamento. É não-invasiva e pode ajudar com os sintomas quando utilizada como indicado. Menos frequentemente, recorre-se a cirurgia ou aparelhos orais, o que pode ser eficaz em determinados casos. Qualquer plano de tratamento deve incluir perda de peso, se necessário, exercício e evitar o álcool, sedativos e hipnóticos.
A CPAP (pressão positiva contínua das vias respiratórias) proporciona um fluxo suave de pressão de ar positiva através de uma máscara facial para manter as vias respiratórias abertas durante o sono. Como resultado: - A respiração torna-se regular durante o sono - O ressonar para - O sono reparador é restaurado - A qualidade de vida é melhorada - O risco de alta pressão arterial, doença cardíaca, ataque cardíaco, AVC e acidentes de trabalho e com veículos automóveis é reduzido
- Ressonar alto ou perturbador - Pausas na respiração verificadas - Asfixia ou respiração ofegante durante o sono - Sono agitado - Idas frequentes à casa de banho
- Dores de cabeça ao acordar - Fadiga diurna excessiva - Baixa concentração - Depressão ou irritabilidade - Adormecer durante atividades de rotina
- Excesso de peso/obesidade - Pescoço grande ou língua grande - Tecido extra ou obstruções nas vias respiratórias
A maioria dos utilizadores de PAP que mantêm o seu compromisso com o tratamento têm: - Maior energia e atenção - Menos dores de cabeça ao acordar - Redução da irritabilidade - Melhoria da memória - Maior capacidade de exercício - Redução da pressão arterial - Menor risco de AVC e ataques cardíacos - Aumento da eficácia em casa e no trabalho - Melhor qualidade de vida em termos gerais
Ligue 0800 707 6767
Email através do atendimentotecnico.src@philips.com
Referências Apenas para fins informativos, não se destina a substituir as indicações do médico.
You are about to visit a Philips global content page
Continue