Mais de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem de apneia do sono. Em muitos lugares do mundo esse distúrbio é bem conhecido, mas a conscientização dessa condição na América Latina está apenas começando. Um estudo de 2017, realizado em três cidades da Colômbia, descobriu que a prevalência mundial de apneia do sono na população era de 19 por cento. Há apenas dois anos, a prevalência estimada era somente de 5 por cento.
A apneia obstrutiva do sono é um transtorno que ocorre como resultado da obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, impedindo que o oxigênio chegue ao coração, ao cérebro e a outros órgãos do corpo. Com o tempo, isso pode levar a diversas doenças e problemas graves, como hipertensão arterial, ataque cardíaco, arritmia, sonolência diurna excessiva, erros no trabalho, acidentes de trânsito e morte.
A pesquisa da Philips também identificou um fator importante por trás dessa falta de conhecimento na América Latina. Por exemplo, na Colômbia e no México não consideram que o sono seja o fator mais importante para uma boa saúde em geral, e priorizam o exercício em seu lugar. Além disso, o adulto médio nesses países dorme menos do que as sete horas de sono recomendadas por noite. O objetivo da Philips é aumentar a conscientização na América Latina e no mundo sobre a importância crucial do bom sono por meio da educação e do compromisso.
Na maioria dos países latino-americanos, continua havendo uma brecha entre as pessoas com apneia do sono que foram diagnosticadas e são tratadas e as sem diagnóstico nem tratamento. Dois dos fatores principais que explicam essa brecha são a percepção errônea de quem tem os sintomas, e a demanda e o custo para um diagnóstico e tratamento adequados. Uma análise da medicina do sono na América Latina descobriu uma falta geral de serviços dessa especialidade médica para a população.
Bem-vindo: Plataforma de Conhecimento em Saúde. Esta é uma comunidade colaborativa para compartilhar conhecimento sobre casos clínicos, conteúdo científico, as tendências em saúde, bem estar e inovação.
Novembro 29, 2020
- Por Adeel Yang, MD
Novembro 24, 2020
- Por Kees Wesdorp
Novembro 16, 2020
- Por Henk van Houten